Os atores do projeto são os próprios agentes de saúde do município, e o objetivo é tornar a prevenção algo divertido e prazeroso para a população.
Nesta segunda etapa, o grupo formado por 14 servidores contou com a colaboração voluntária do ator Marcio Franz (Formiga). Apesar de recente, o grupo já conta com uma agenda programada até o fim do ano. Segundo o coordenador do projeto, Leandro Moura, duas peças já estão em ensaio. “Vamos começar trabalhando os temas ‘Prevenção de Quedas na Terceira Idade’ e Saúde do Homem’”. O coordenador ressalta a importância do trabalho. “O trabalho dos agentes se baseia em prevenção. Essa ação faz parte da própria função dos profissionais, que a partir disso poderá melhorar ainda mais a abordagem e assertividade no dia a dia de trabalho”.
A agente comunitária de saúde, Julie Fernandes, concorda com o coordenador. Segundo ela, o projeto possibilitará uma melhor interação com os pacientes. “Durante as visitas, se chegamos sérios recebemos um tratamento e aceitação diferente de quando chegamos brincando e interagindo com eles de forma descontraída. Com toda certeza isso terá resultados positivos em nosso trabalho”. Julie salienta que apesar de não terem apresentado nenhuma peça até o momento, as oficinas já mudaram a forma de trabalho da equipe. “Estamos mudando a abordagem, chegando de forma diferente e já podemos ver a diferença nos resultados. A expectativa é que melhore a cada dia, não só nós, como o trabalho e o atendimento como um todo”.
Para o ator Formiga, a inserção do teatro na realidade dos agentes de saúde é um grande passo da Secretaria. “O teatro pode ser adaptado a diversas situações. É uma oportunidade de levar mais alegria a essas pessoas e propiciar uma melhora nos atendimentos”. Formiga comenta os desafios da ação. “Além do desafio, é uma oportunidade não só de ensino, mas também de aprendizagem para mim. Ninguém aqui já fez teatro, mas percebe-se um grupo com energia e disposição, que certamente saberá quebrar suas limitações. Estou bastante empolgado”.
Agentes Comunitários de Saúde
Cada unidade básica de saúde (UBS) do município conta com um grupo de agentes comunitários de saúde que são responsáveis por visita as casas dentro da sua microrregião, realizando o acompanhamento de pessoas como gestantes, puerpérios, diabéticos, hipertensos, usuários de droga, entre outros. Os profissionais são a ponte entre a comunidade e a UBS e buscam saber como esta o grupo pertencente à sua unidade, para depois, juntamente com o grupo de profissionais de saúde da localidade, buscar soluções para os problemas.
Da Assessoria - Toledo