Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Projeto “Nossa praça, nosso CEU” é aberto oficialmente

Aos poucos as crianças começaram a chegar e aquilo que antes era apenas uma praça, se transformou: ganhou vida, alegria e movimento.

01/07/2013 - 20:34


Os risos, os gritinhos, os olhinhos brilhantes encheram de vida o Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) no Jardim Santa Clara IV. Crianças com idades entre 8 e 9 anos da Escola Municipal Ivo Welter prestigiaram a abertura do evento que foi pensado especialmente para elas, para os moradores do seu bairro. A abertura oficial do projeto “Nossa praça, nosso CEU aconteceu nesta segunda-feira (01) e contou também com a presença de autoridades como o prefeito Beto Lunitti, secretários e vereadores.
O prefeito saudou as crianças e enfatizou que a praça do CEU é um lugar e um espaço que é das pessoas, das famílias. “Este lugar aqui é de vocês, das famílias de vocês. Neste espaço vocês podem escolher se divertir de forma saudável, mas também podem aproveitar para aprender coisas novas. E se fizerem a escolha de estar aqui para ser feliz será uma boa escolha para a vida de vocês”, disse o prefeito explicando as crianças que elas devem se apropriar do espaço e cuidar do lugar como fosse a sua casa. Beto Lunitti explicou que a intenção do governo com o projeto é estabelecer políticas inter setoriais e permanentes, de modo que se garanta oportunidades e possibilidade de orientação e aprendizagem para crianças e adolescentes da região. “Hoje é o ponta pé inicial do Nossa praça, nosso CEU. Damos início a uma série de ações articuladas entre diversas secretarias como cultura, esporte, comunicação, educação, saúde, assistência social, juventude com o objetivo de oferecer a vocês possibilidade de participar de aulas de badminton, recreação, oficina de foto na lata, fanzines e origami, aulas de circo, entre outras atividades. Queremos que vocês aproveitam e tenham a certeza de que esse espaço é de vocês. Um lugar para brincar e se divertir, mas também para aprender”, falou o prefeito.
O diretor da Escola Ivo Welter, Claudio Mateus, salientou a importância do projeto. “As crianças da escola vão participar das oficinas. É uma oportunidade diferenciada que complementa a prática pedagógica enriquece o aprendizado. O projeto contribui para a formação das crianças”, disse Claudio. Na opinião de João Vitor Santos, 8 anos, o projeto traz algo novo para o bairro. “Antes não tinha nada aqui, agora temos a praça e com as oficinas fica ainda mais legal vir aqui. Eu quero fazer a oficina de hip hop, mas gosto também de violão e vou me divertir muito”, disse João. Gabriele da Silva, 9 anos, contou que sempre vem ao CEU com a mãe para brincar na pracinha e que nesta semana virá mais vezes pois quer participar das oficinas. “Eu gosto muito de vir aqui e agora eu quero participar do teatro. Vai ser bem legal, vamos nos divertir muito”, falou Gabriele que também relatou que quer a oficina de foto na lata pois achou curioso.
A diretora de Cultura, Geni Fabris, lembrou que durante toda a semana haverá programação e que as crianças estão convidadas para participar e que também devem estender o convite à família e vizinhos. “Durante esta semana vamos oferecer muitas atividades, mas também queremos lembrar que no sábado dia (06) acontece o Arraiá no CEU, com muitos quitutes, moda de viola e quadrilha para animar a festa. Venham com a família se divertir”. Geni informou que a festa inicia às 16 horas e segue até às 21 horas.
A secretária de esportes Marli Gonçalves Costa também destacou às crianças que na programação diversas atividades esportivas serão oferecidas como torneio de pênaltis e jogos de futsal, badminton para crianças e adolescentes e aulas de ginástica para todos. Segundo a responsável pelo CEU Magda Ritter a programação também contará com aulas de acrobacia de solo com o Circo da Alegria, oficina e apresentações de Hip Hop, contação de histórias, oficina de educação para o trânsito e aulas de violino, violão, teclado, desenho artístico e técnica vocal.
Segundo a chefe de Gabinete, Selma Becker, esse é um marco de uma ação integrada de políticas públicas intersetoriais estabelecidas pelo governo municipal que tem como objetivo aproximar a comunidade do espaço e também realizar ações de cidadania e enfrentamento à violência. Selma explica que esse é um ponta inicial na articulação do Nossa praça, nosso CEU. “A semana será intensa, mas elas não encerram esta semana, terão continuidade. Projetamos a necessidade de estabelecer ações permanentes envolvendo os mais diversos setores da cultura à comunicação. Já existem ações realizadas pela Secretaria da Cultura, oficinas instrumentais, que  foram descentralizadas da Casa da Cultura e passaram a ser oferecidas também no CEU.A partir desta semana a Secretaria de Esporte, Educação e Comunicação estarão de forma permanente presentes executando atividades”, destacou. A Secretaria de Educação realizará o Projeto Lanterninha, que consiste em instruir a comunidade atendida pelo espaço sobre cinema. Na área de esporte três modalidades deverão iniciar no local a partir de 1° de julho. A princípio serão ofertados Futsal masculino e feminino, Basquetebol e Voleibol.
EDUCOMUNICAÇÃO
Com o objetivo de criar um espaço de interface entre a comunicação e a educação será implantado o projeto piloto em Educomunicação – “Comunicação para a cidadania”. O projeto começará a ser realizado no CEU a partir de quarta-feira (03) e contemplará inicialmente duas oficinas – Lata Mágica (foto na lata ou pinhole) e oficina de Fanzine (jornais artesanais). Segundo a coordenadora do projeto Rosselane Giordani as oficinas tem o objetivo despertar o olhar sobre a comunicação e também a instrumentalização de ferramentas como a fotografia e a confecção de jornais (fanzines). “Nas oficinas vamos conversar um pouco sobre como comunicar o que sentimos e vemos sobre o nosso mundo, traduzindo nossa expressão em imagens e textos organizados em pequenos jornais artesanais. A intenção é provocar reflexão: como vejo e expresso o que sinto. Pois a educomunicação tem esse papel transformador de abrir brechas para os dizeres e olhares que não tem espaço nas mídias convencionais e oficiais. A idéia é mostrar que espaços alternativos de comunicação comunitária podem ser criados para a manifestação das vozes dos jovens, crianças, enfim da comunidade”.

Programação
Durante toda a semana (01 a 05 de julho) serão realizados orientações e serviços de Assistência Social e Saúde, das 9h às 11h30 e das 14 às 19h, além de apresentações culturais, como dança, teatro, música e circo durante as tardes, às 18h.
Na terça-feira (02) o Circo da Alegria oferecerá aulas de acrobacias solo das 08h30 às 11h15 e das 14h às 16h. Oficinas de Violino também acontecerão das 14h às 17h30, além de jogos e torneios de pênaltis de futsal para adolescentes de 14 a 16 anos, no período das 16h às 19h. Das 18h às 19h a programação do dia se encerra com aulas de “Ginástica para Todos”.
Na quarta-feira (03), o Circo da Alegria, as aulas de violão e teclado e o teatro continuam na programação, mantendo os mesmos horários da terça. A novidade para o dia fica por conta das Oficinas de Fanzine e Lata Mágica (foto na lata), das 14h às 17h. Das 16 às 18h tem badminton para crianças e adolescentes.
Desenho artístico e técnica vocal iniciam a programação de quinta-feira (04). Na sequência será realizado o RecreAção com cama elástica e brinquedos infláveis, que ficará das 09h às 20h disponíveis à população. Entre às 14h e 18h acontecerão desenhos artísticos e pintura. A oficina e apresentações de Hip Hop e danças de rua serão das 14h às 20h, encerrando com aulas de “Ginástica para Todos” das 18h às 19h.
Já na sexta-feira (28) acontecerá a Contação de Histórias das 08h às 12h e das 14h às 18h. O Circo da Alegria retorna com aulas de acrobacias solo das 08h30 às 11h15 e das 14h às 16h. A oficina da Lata Mágina (Pinhole) será realizada das 14h às 17h, além da oficina de Educação para o Trânsito às 16h, finalizada por uma palestra sobre o trânsito às 18h.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2