Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições até final de julho

Iniciativa está em sua sétima edição e vencedoras da etapa estadual serão selecionadas para a disputa nacional.

03/07/2013 - 18:11


Seguem até o dia 31 de julho, as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2013. A iniciativa é voltada para mulheres empreendedoras e visa reconhecer, divulgar e premiar histórias de empreendedorismo feminino. As interessadas em concorrer devem se enquadrar em uma das três categorias: microempreendedora individual (para negócios com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil), pequenos negócios (para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões ao ano) e produtora rural.
Para participar, é preciso responder ao formulário de inscrição e escrever uma redação contando a trajetória de empreendedorismo, com detalhes que ajudem os jurados a entender o diferencial do negócio. O Prêmio, que já está em sua sétima edição, é uma parceria do Sebrae Nacional, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Para auxiliar na divulgação estadual, desde 2011, o Sebrae/PR conta com o apoio do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME).
A coordenadora do Prêmio no Paraná, Ammanda Macedo, acredita que a iniciativa é importante “porque serve de inspiração para outras mulheres empreendedoras”. “Para o Sebrae, é uma maneira de trazer experiências empreendedoras bem-sucedidas à tona e de valorizar o jeito feminino nos negócios. O número de mulheres que abrem empreendimentos está aumentando e, para nós, é importante apoiar o movimento e enxergar que elas estão cada vez mais em postos de liderança”, diz Ammanda Macedo.
A coordenadora estadual do Prêmio cita estudo recente feito pelo Sebrae Nacional e que mostra que, no Brasil, 44 milhões de brasileiras já estão no mercado de trabalho. Na última década, de acordo com o estudo feito em todo o País, aumentou em 21% o número de mulheres que abriram seu próprio negócio, enquanto que, entre os homens, o percentual foi de 11%, no mesmo período. O resultado da pesquisa apresenta ainda outros dados que comprovam que a participação relativa das mulheres passou de 29% para 31%, no total de donos de negócio existentes no Brasil, nos últimos dez anos.
A presidente do Conselho Estadual da Mulher da Faciap, Maria Salette Rodrigues de Melo, conta que a parceria entre as duas instituições possibilitou que o número de inscrições aumentasse em 70% no Paraná. “Nosso alcance entre as mulheres empreendedoras é grande porque estamos em contato direto com as associações comerciais dos municípios em todo o Estado”, reforça.
As empresas pré-selecionadas passarão por avaliação que baseia-se nos Critérios de Excelência em Gestão, desenvolvidos em parceria com a FNQ. A partir da verificação dos dados informados na inscrição, saem as finalistas. A premiação estadual acontecerá em novembro próximo, com uma grande festa no Castelo do Batel. Após a etapa paranaense, as três vencedoras estaduais integrarão a seletiva nacional, que premia os primeiros lugares das três categorias com uma viagem internacional. A premiação está marcada para março de 2014, em Brasília.
 
Exemplo estadual
No ano passado foram registradas 462 inscrições no Paraná e mais de 5.500 em todo o Brasil. A empresária paranaense, Soraya Cerqueira, recebeu o troféu prata da categoria Microempreendedora Individual. Ela é proprietária da Tacógrafos Londrina, que comercializa peças para painéis de caminhões, atividade tradicionalmente realizada por homens. Soraya afirma que a vida dela mudou depois que venceu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
“Ganhar a etapa estadual foi uma surpresa, porque meu objetivo era apenas contar a minha história. Quando fui para Brasília e também consegui uma boa posição, as portas se abriram para o meu negócio. Ficamos em evidência e hoje as pessoas respeitam muito mais o meu trabalho”, conta Soraya.
A microempreendedora individual de Londrina não foi a única paranaense a figurar entre os primeiros lugares da etapa nacional. No ano passado, Jocilene Polizzer, da Pelizzer Turismo de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, também ganhou o troféu bronze da categoria pequenos negócios.
As interessadas podem se inscrever gratuitamente no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br até o dia 31 de julho.

Da Assessoria

Anuncio gene 2