Nesta segunda rodada, os representantes de bairros definiram as prioridades e a destinação dos recursos para cada região.
Além de debater os investimentos já previstos, algumas localidades possuem demandas que ultrapassam os valores estipulados pelo OP-2014. Neste caso, as propostas serão analisadas de forma mais criteriosa pela administração municipal e poderão ser incluídas no orçamento geral do município. “Em um bairro foi apontada a necessidade de uma unidade básica de saúde. É uma demanda importante e necessária”, comentou o assessor de Assuntos Comunitários Valtair Apolinário, lembrando que as reuniões são espaços para as comunidades externarem seus anseios.
A região do Panorama apresentou em seu encontro de delegados solicitações que atingiram um valor superior a R$ 1 milhão. Para este ano, o Orçamento Participativo não contempla todo este recurso. Apolinário citou que durante as discussões foram elencadas as prioridades e as comunidades chegaram a um consenso que foi satisfatório para todos. “Estamos vendo as pessoas expondo seus pensamentos e participando no desenvolvimento do seu bairro”. O assessor ainda salientou que em alguns encontros, os bairros com melhor estrutura têm cedido os recursos para ações mais urgentes em comunidades incluídas na região.
A distribuição dos investimentos será apresentada nos próximos dias. De acordo com informações repassadas pela Assessoria de Assuntos Comunitários, até a próxima sexta-feira (10) os dados serão computados, para posteriormente passarem pela apreciação da Câmara de Vereadores.
Maturidade nas discussões
Valtair Apolinário lembrou que os cidadãos tem se envolvido muito nos debates. De acordo com o assessor, os moradores têm entendido a proposta e desenvolvido discussões salutares. “Comunidades mais estruturadas, como o São Francisco, abriu mão de parte de seus recursos em favor do Kroman e da Vila Rural. Isso é democracia, isso é cidadania”. Apolinário afirmou que atitudes como esta demonstram a maturidade dos delegados e que o Orçamento Participativo é uma grande ferramenta para o desenvolvimento do município.
Da Assessoria - Toledo