Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Conte até 10 nas escolas - Atividades iniciam após as férias escolares

Mais de 70 Promotorias de Justiça se inscreveram para participar voluntariamente da campanha.

07/07/2013 - 13:55


Durante o mês de julho, o material de apoio será encaminhado às respectivas comarcas a fim de possibilitar que as atividades nos colégios estaduais de Ensino Médio iniciem logo depois das férias escolares. 
A “Conte até 10” teve início em 2012 e, nesta fase, busca envolver especialmente os jovens em ações que fortaleçam a cultura da paz e o respeito entre os cidadãos. O foco na juventude justifica-se pela capacidade de transformação e de mobilização deste público e também porque o número de jovens vítimas de homicídios tem crescido assustadoramente nos últimos anos. 
Para viabilizar as ações, a Coordenação Estadual da campanha elaborou um hotsite e material de apoio para os promotores de Justiça, incluindo sugestão de roteiro para palestras e modelo de apresentação em slides (Powerpoint). Também é possível acessar uma cartilha eletrônica, elaborada pelo CNMP, com conteúdo pedagógico, que pode ser utilizado pelos professores. Materiais como camisetas e cartazes serão distribuídos em julho às Promotorias de Justiça, por ordem de inscrição. 

Campanha Nacional
A "Conte até 10" visa reduzir a violência na sociedade e prevenir homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle. 
A campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), e recebe o apoio dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. Em 2012 e no início deste ano, a campanha foi protagonizada por lutadores de MMA e veiculada em rádio, TV, jornais, revistas e internet, incentivando a população a adotar atitudes pacíficas diante dos conflitos. 
No Estado, a “Conte até 10 nas Escolas” integra o “Movimento Paraná Sem Corrupção”, no eixo “Prevenção à Violência”. As ações serão desenvolvidas em escolas públicas, por meio das Promotorias de Justiça locais, que realizarão “bate-papo” com estudantes e professores sobre as consequências da violência na sociedade e as formas de enfrentá-la.

Parceiros

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná é uma das principais apoiadoras da iniciativa. Além de distribuir cerca de 16 mil cartazes, a serem afixados nas salas de aula de todas as escolas públicas de Ensino Médio do Paraná, a SEED, por meio de seus Núcleos Regionais de Educação, vem incentivando as atividades do Ministério Público do Paraná dentro das escolas. 
A Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, a Polícia Militar do Paraná, por meio da Patrulha Escolar e da Coordenação das UPS - Unidades Paraná Seguro, a ABRASEL - Associação de Bares e Restaurantes - e a URBS – Urbanização de Curitiba, também estão envolvidas em ações da campanha. 
Outros dois grandes parceiros são a Itaipu Binacional e a Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná, que financiaram material de apoio às atividades da Conte até 10 nas Escolas, confeccionando 5 mil camisetas e 30 mil cartazes, respectivamente.

Da Assessoria - Ministério Público do Paraná

Anuncio gene 2