Marli Costa, que viajou na quarta-feira (03) e retornou na sexta-feira (05), informou que a ida à capital federal foi para atender uma convocação do Ministério do Esporte aos municípios que possuem recursos disponíveis para o setor esportivo. Durante o encontro foram repassadas orientações sobre a elaboração dos projetos.
Toledo receberá R$ 100 mil, angariados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu, para aplicação em eventos esportivos. “Vamos utilizar este dinheiro para a organização de uma competição que envolva os distritos, os bairros, associações, enfim, uma grande movimentação em torno do desporto”, salientou Marli. Os outros municípios paranaenses contemplados com recursos desta emenda são Cidade Gaúcha, Cianorte e Paranavaí.
Além desta agenda, a responsável pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) aproveitou a estada em Brasília para tratar outras ações relacionadas ao lazer e ao desporto. Marli buscou informações sobre o Programa Vida Saudável e o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC).
O ‘Vida Saudável’ visa à melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade e o atendimento às pessoas com necessidades especiais, em atividades sistemáticas de oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação à caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura regional. Já o PELC, tem como objetivos centrais ampliar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer, integrando suas ações às demais políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento humano e a inclusão social. Marli comentou que no mês de agosto será aberto o processo para cadastro, junto ao Ministério do Esporte, para os recursos humanos e materiais. A busca por subsídios foi defendida pela secretária. Marli lembrou ainda que existem dificuldades em termos de orçamento para o desenvolvimento do esporte. “Precisamos estar sempre atento às aberturas de editais para estes programas, pois eles revertem subsídios aos municípios para projetos de lazer e esportes”, comentou.
Outro ministério visitado pela secretária foi o da Educação (MEC). A pauta contemplava a busca por informações sobre o Programa Segundo Tempo, que tem como público alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais. Marli explicou que futuramente este projeto pode ser implantado nos bairros e escolas de Toledo.
Da Assessoria - Toledo