Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

MP lança o primeiro blog das promotorias do Estado

As Promotorias de Justiça de Toledo possuem um canal direto com a comunidade, trata-se do Blog das Promotorias - O lançamento oficial foi realizado em um café da manhã, nesta sexta-feira (25), servido à imprensa.

25/02/2011 - 15:27


No Blog das Promotorias serão divulgadas as atividades permanentes do Ministério Público. Ainda será possível comentar as informações publicadas, após a avaliação do mediador. O coordenador das Promotorias, Giovani Ferri, apresentou o blog aos jornalistas e disse que a iniciativa é a primeira do Estado do Paraná. “O blog tem como objetivo se tornar um canal de comunicação entre a imprensa e a sociedade. Deste o ano passado percebemos a necessidade de levar até a sociedade o trabalho desenvolvido pelas Promotorias. Muitas vezes, o cidadão desconhece que um problema no seu bairro, na saúde pública, no meio ambiente, uma alteração legislativa partiu de um trabalho do Promotor. Queremos fazer uma prestação de contas e demonstrar transparência do nosso trabalho à sociedade”.

Ferri afirma que todas as promotorias vão informar suas atividades no blog. “Somos em seis promotores e o canal de comunicação será um trabalho permanente de todos, nas mais de 25 áreas que atuamos. Vincularemos assuntos de segurança pública, meio ambiente, educação, patrimônio público, criança e adolescente, saúde pública, entre outros setores que dizem respeito a sociedade”.

Segundo o coordenador das Promotorias, Giovani Ferri, o Ministério Público criou um e-mail que na página está como ‘Fale com a promotoria’, o qual já está recebendo denúncias de meio ambiente e do consumidor. “Acredito que o blog é um meio de aproximação a sociedade relembrando os dados, pois o nosso trabalho é intenso. No ano passado, atendemos 2260 pessoas; foram quase 300 reuniões; 10 mil processos tramitaram por aqui; 1300 inquéritos policiais; instauramos 600 inquéritos civis, enfim. Queremos aproximar a sociedade da Promotoria e demonstrar que o Promotor é acessível. Muitas vezes, passam aos olhos da população o difícil acesso ao Promotor. Isto não é verdade. Estamos abertos a população”.

O presidente da Associação Toledana de Imprensa (ATI), Oscar Gaspar, avaliou a iniciativa e disse que cada vez mais a Justiça se coloca a disposição para informar o cidadão sobre os seus direitos e o que está sendo feito para preservá-los. “A parceria com a Imprensa de Toledo por meio das promotorias vem de longa data e se fortalece a cada dia, devido a respeitabilidade do trabalho de cada um e, o acesso e o sigilo da informação quando necessários, então esta respeitabilidade só temos a enaltecer, principalmente agora que as Promotorias colocam um canal de comunicação das matérias oficiais, ou seja, daquilo que foi deliberado, do pensamento dos Promotores, em especial da respeitabilidade dos direitos do cidadão e tudo aquilo que está sendo feito atualmente para preservá-los”.

Gaspar acrescenta que a imprensa se coloca a disposição das Promotorias para levar a informação daquilo que está sendo feito para preservar os direitos e respeitar os deveres dos cidadãos de Toledo.

Para conhecer o blog acesse: blogdaspromotoriasdetoledo.blogspot.com

Sem nome %281144 x 250 px%29