Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Intercâmbio entre jovens talentos da moda aproxima Brasil e Itália

Parceria Sebrae/PR, CNA Federmoda e Região da Emilia-Romagna promove troca de experiências e divulga moda paranaense na Europa.

11/07/2013 - 23:40


Foi com uma coleção inspirada nas formas geométricas e coloridas da Casa Deo Bepi, em Veneza, na Itália, que o estudante de moda Robson Oriole venceu o 12º Paraná Criando Moda, evento promovido pelo Sindicato Empresarial da Indústria do Vestuário (Sindvest). Pela criatividade e acabamento artesanal conferidos às peças, Robson foi muito bem recompensado: ele verá os seus looks na passarela do Desfile de Jovens Talentos da tradicional Riccione Moda Itália.
O evento italiano já está na sua 21ª edição, acontece entre os dias 15 e 21 de julho e é referência na Europa na revelação de jovens talentos para o mundo fashion. O intercâmbio internacional é articulado pelo Sebrae/PR em parceria com a Confederação Italiana do Artesanato e de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (CNA Federmoda) e a Região de Emilia-Romagna. A cooperação entre os dois países faz parte do Programa Brasil Próximo.
“Falta menos de uma semana para eu embarcar e a minha ansiedade é muito grande. Não tenho ideia de como será na Itália, mas a gente sabe o quanto os italianos são perfeccionistas com os acabamentos das roupas, então vou conhecer essa produção, estilo e inovação bem de perto. Com certeza, vou aprender um pouco mais de moda e trazer essa experiência para a minha profissão”, conta Robson Oriole, 22 anos, que, neste ano, conclui o curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense (Unipar), em Cascavel.
Esta é a primeira vez que o ganhador do Paraná Criando Moda é selecionado para realizar o intercâmbio com o Riccione Moda Itália. “Firmamos a parceria com o Sindvest para ter o evento como referência de novos talentos e o Sebrae/PR fez toda articulação para tornar o intercâmbio realidade. Nosso objetivo é que o Paraná seja reconhecido pela criatividade, design e talento dos nossos estilistas. Estamos ultrapassando barreiras para mostrar isso na Itália, que é referência mundial quando o assunto é moda”, informa Carla Werkhauser, coordenadora do Setor do Vestuário do Sebrae/PR.
O intercâmbio possibilitou também que a jovem estilista Giulia Tesoriere, vencedora do Riccione Moda Itália 2012 participasse do 12º Paraná Criando Moda, em Maringá, no ano passado. “Sem o apoio do Sebrae/PR nada disso seria possível, porque ele é o responsável por estreitar as relações entre o nosso evento e a CNA Federmoda. Nós tivemos a participação do diretor artístico do Riccione Moda Itália, Roberto Corbelli, na banca julgadora do Paraná Criando Moda. Essa articulação é um exemplo de como o Sebrae/PR trabalha para atender os anseios do empresário da indústria do vestuário”, relata a gerente executiva do Sindivest, Rosângela Correa.
“Para quem está começando a carreira, essa é uma oportunidade ímpar. O Robson (Oriole) irá conhecer outro cenário da moda e ter uma melhor visibilidade do mercado. Nosso desejo é que ele volte com um olhar diferenciado sobre a moda. A intenção da Sindivest é colaborar para promover novos talentos e criar uma nova identidade da moda no Paraná”, conclui Rosângela Correa.

Histórico
Desde 2010, o Sebrae/PR articula o intercâmbio com a CNA Federmoda e a Região de Emilia-Romagna. De lá para cá, quatro paranaenses já representaram o Brasil no Riccione Moda Itália: os designers Acácio Pereira Mendes Neto, Hildo Fabri Neto e a empresária e estilista Isabella Shimizu Seghese. No ano passado, o estilista Gildo Kist participou do evento de moda italiano, e agora, em 2013, retorna para o Riccione a convite da CNA Federmoda e do Sebrae/PR.
“O Gildo (Kist) volta ao Riccione como estilista sênior para participar de um fórum de debates e de um encontro de negócios, com a possibilidade de estabelecer contatos com empresários europeus. Ele atua no mercado da moda há muitos anos, é empresário em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado. Além de produzir, mantém lojas próprias no Paraná e em Santa Catarina”, contextualiza Carla Werkhauser.
Na última edição do Riccione, o estilista fez contato com designers e empresários do setor na Europa, e ainda participou de workshops, encontros, visitou fábricas de aviamentos e pedrarias da região da Emilia-Romagna e foi jurado de dois concursos. “Para este ano, preparei um desfile com dez looks que resumem minha linha de trabalho, são vestidos de festa com bordados. Uma das peças vai traduzir a nossa brasilidade. Eu me identifico muito com a maneira dos italianos desenvolverem a alfaiataria e o prét-à-porter, explica.
“Será uma grande oportunidade de trocarmos experiências.No fórum de debates, eles me pediram para falar sobre o nosso processo de desenvolvimento de moda, nossas fontes de inspiração e como trabalhamos as tendências nas coleções para criar um produto diferenciado. A minha expectativa é também voltar do Riccione com o contato de outros empresários e, quem sabe, firmar parcerias e fazer negócios no futuro”, informa Gildo Kist.

Da Assessoria

Anuncio gene 2