1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

Lamento a atitude do Rossoni, é uma postura que não fortalece a autonomia dos poderes, afirma Gleisi

O Encontro Regional do PT, realizado na noite de sexta-feira, reuniu cerca de 400 pessoas, vinte e sete cidades representadas por prefeitos, vice prefeitos atuais e que já deixaram os cargos, vereadores, deputados, empresários, estudantes dirigentes sindicais, sete partidos políticos e a senadora Gleisi Hoffmann. O tom dos discursos era único, a vaga na Alep deve ser devolvida a Elton Welter. A senadora Gleisi Hoffmann lamentou que o presidente da Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni,  tenha dado posse ao segundo suplente da coligação por determinação do TJ, segundo ela foi uma atitude que não fortalece o poder legislativo.

26/02/2011 - 14:21


Que seja devolvido o cargo que o povo do Paraná lhe outorgou, defendeu o presidente da Faciap

O presidente da Faciap, Rainer Zielasko prestigiou o Encontro Regional do PT, em seu discurso disse que ao ser convidado por Elton Welter, fez questão de aceitar o convite. “Tenho dois grandes motivos para estar aqui: o primeiro, para retribuir o carinho e a hospitalidade da Senadora Gleisi Hoffmann quando fui convidá-la, em Curitiba, para participar da minha posse quando assumi a presidência da Faciap. E ontem (quinta-feira) estivemos juntos em Salto Del Gauirá e eu pude perceber, com a certeza absoluta de que nós temos finalmente, uma grande Senadora pelo estado do Paraná. Em segundo lugar, eu não poderia deixar de vir aqui e prestar minha solidariedade ao deputado Elton Welter, que a justiça seja feita e que lhe seja devolvido o cargo que o povo do Paraná lhe outorgou”.

Respeito às coligações

O empresário Beto Lunitti, presidente do Diretório Municipal do PMDB, que já tinha lançado um manifesto público em solidariedade a Welter reafirmou sua posição e pediu respeito às coligações. Disse que não poderia ficar ao lado do suplente do seu próprio partido, pois a vaga de deputado pertenceria, de direito, ao deputado Welter e espera que a justiça seja feita. “É indiscutível a vaga pertence ao Welter, é muito importante para Toledo e região que o deputado seja reconduzido a Alep, pois o trabalho que ele faz e as alianças que ele construiu ajudam o desenvolvimento da nossa região. O mandato dele é legitimo, as notícias são positivas, acreditamos que ele volta. Toledo e o oeste merece que ele volte para a Assembleia Legislativa é direito dele e do povo do oeste do Paraná”.

Autonomia dos poderes

A senadora Gleisi Hoffmann disse que recebeu a decisão do Tribunal de Justiça com tristeza. “É lamentável que tenhamos juízes que queiram legislar, acho que quem quer fazer leis tem que se submeter ao voto popular. Não é possível que se mude uma regra deste jeito, como estamos vendo no Brasil. Mas é lamentável também a posição do presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), porque na Câmara dos deputados o presidente da Câmara não deu posse, apesar do Supremo Tribunal ter mandado, ao suplente que era do partido e não da coligação. E disse: aqui é um poder, nós somos o poder legislativo e o judiciário não pode vir aqui ditar o que nós devemos fazer. Nós temos autonomia dos poderes. Então eu lamento profundamente a atitude do presidente da Assembleia (Rossoni). Não foi uma atitude que fortaleça o poder legislativo. Espero que o TJ reveja a sua posição”.

O anfitrião do Encontro o suplente de deputado Elton Welter agradeceu as manifestações de solidariedade e a presença das lideranças e da militância, citando nominalmente as representações locais e dos municípios da região que compareceram ao evento. Welter defendeu as coligações.  “É preciso destacar a importância das alianças políticas quando há a vontade de lutar por projetos políticos novos para o Estado e os municípios.”

Welter lembrou que foi diplomado pela Justiça Eleitoral no dia 17 de dezembro e que “as regras do jogo não mudaram até agora”. Por essa razão, Welter disse confiar “numa decisão célere do Judiciário, com a certeza de que a vontade dos eleitores será respeitada”.

Os partidos políticos representados no evento foram PT, PMDB, PDT, PSC, PTB, PSB, PR e PV.

Por Selma Becker

Imagens Rosselane Geardini

Sem nome %281144 x 250 px%29