Buscando alternativas para o problema, o prefeito Beto Lunitti sancionou a Lei N° 2.135, de 27 de junho de 2013, que altera a legislação sobre a sistematização e o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para a instalação de estações de Rádio-Base (ERBs) e de mini-estações de Rádio-Base (Mini ERBs) de telefonia celular e de telecomunicações em geral, no município. A medida permite a melhoria na emissão do sinalpor parte das empresas de telefonia celular.
A mudança atende ponderações das empresas.O setor alegava que a legislação municipal impossibilitava o avanço na telefonia móvel em todo o território do município.Conforme o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, as alterações se referem principalmente à localização de torres. “Agora fica mais flexível à instalação de novas torres, com alterações relacionadas à altura, instalação em terrenos e prédios, e distâncias em relação a imóveis vizinhos. Também estamos agilizando as liberações para solucionar o quanto antes essa questão”. Bisognin destacou ainda que as mudanças são positivas e respeitam o Meio Ambiente. “Teremos sempre o cuidado com a questão ambiental e agora não haverá mais desculpas para que não sejasolucionadaa má prestação de serviços ao município”.
A emenda na Lei é de autoria do vereador, Vagner Delabio. A justificativa para o projeto de Lei elaborado em marçodeste ano e sancionado recentemente, é a grande insatisfação popular com os serviços prestados pelas empresasno município. “As empresas alegavam que a legislação era ultrapassada e inviabilizava a colocação de antenas, o que impedia as melhorias. Fico muito feliz em ter estado a frente desse projeto que foi amplamente discutido com o envolvimento das operadoras, da população e da administração pública, para que pudesse ficar ideal. Hoje com o projeto sancionado pelo prefeito Beto Lunitti, sabemos que não haverá mais alegações contrárias as melhorias por parte das empresas”, afirmou.
Para o prefeito Beto Lunitti, as melhorias no sinal da telefonia celular em Toledo são imprescindíveis. “É inadmissível que uma cidade como Toledo tenha um sinal de telefonia móvel tão ruim, quanto temos. As alterações na Lei foram feitas com todo cuidado para que se garanta a segurança e o respeito aos cidadãos e também ao Meio Ambiente, e deverão garantir as melhorias necessárias e tão esperadas pela população”. O compromisso da atual gestão se refere à qualidade de vida e satisfação dos toledanos, como salientou Beto. “Sabemos das necessidades e anseios e queremos que as reivindicações dos cidadãos sejam atendidas. A população cobrou melhorias e as empresas precisam dessa alteração para atendê-las, por tanto sancionamos a Lei que possibilita o processo”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo