O agendamento de consultas a partir dos postos de saúde dos 25 municípios integrados reduziu em 70% as filas que, até recentemente, eram diariamente formadas na estrutura física mantida pelo órgão.
De uma forma mais planejada e organizada, é possível melhorar consideravelmente a qualidade dos serviços prestados pelo Cisop, informa o presidente e prefeito de Diamante do Sul, Darci Tirelli (PSB). Com o agendamento, o Consórcio eliminou uma prática antiga e prejudicial ao sistema e às próprias pessoas que precisam dos serviços prestados pela instituição, o encaixe de consultas.
A prática do encaixe surgiu do “jeitinho” e de interferências de toda ordem ao longo dos anos. No lugar dela, agora o trabalho segue critérios técnicos e com o suporte de uma metodologia que demonstra ser eficiente. “O agendamento facilita o trabalho, garante às pessoas que se dirigirem ao Cisop que serão atendidas, evita transtornos no ambiente de espera e devolve o respeito às pessoas. Isso é gerir um organismo tão importante à saúde pública da região com responsabilidade e transparência”, conforme Darci Tirelli.
Ambiente melhor
Embora a medida seja recente, já é possível perceber outra de suas consequências. O ambiente de trabalho e a qualidade dos serviços melhoraram. “A equipe e os próprios médicos se sentem mais valorizados mediante a utilização de um sistema que valoriza critérios técnicos importantes”, afirma o presidente, animado com os resultados alcançados até agora e que fortalecem todo o andamento das atividades desenvolvidas pelo consórcio. “A preocupação não é outra senão a de contribuir para continuamente melhorar os resultados e os serviços do consórcio”, afirma Darci Tirelli.
O número diário entre consultas (900) e procedimentos (400) fica na casa de 1,3 mil. Além das consultas médicas especializadas, no local são realizados vários procedimentos, entre eles de raio-X e atenção a ostomizados. Os exames são realizados em parceria com laboratórios reconhecidos. A estrutura mantida em Cascavel funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 18h. O Consórcio Intermunicipal do Oeste do Paraná conta com 79 médicos contratados em 28 especialidades. O número de colaboradores, que desempenham outras funções e cargos administrativos, soma 59.
Da Assessoria