1144x150 %284%29

Tropa de Elite 2 tem participação de Policiais do PR

O filme brasileiro Tropa de Elite 2 está na tela de todos os cinemas do país. Poucas pessoas sabem é que cinco policiais militares paranaenses estão no longa-metragem como personagens. Eles participaram de quatro etapas das gravações, todas realizadas nos primeiros três meses deste ano. O tenente Gildo Cézar dos Santos Lima, os cabos Anderson José Vaz e Claudio Roberto Pereira Ramos e os soldados Aurélio e Erlon Franck Krum são figurantes no filme de ação.

13/10/2010 - 14:13


Os paranaenses desempenham papéis de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Rio de Janeiro (RJ). Eles fizeram parte de um grupo de 80 policiais militares, escolhidos entre 500 inscritos, vindos de todas as corporações militares estaduais do Brasil, e alguns de Portugal e até do Uruguai. As gravações foram feitas no Caveirão (Batalhão de Operações Especiais – Bope), no bairro Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, e no morro Dona Marta.

A participação dos policiais paranaenses foi por meio do Centro Avançado em Técnicas de Imobilizações (Cati), uma escola de treinamento brasileira, localizada no Espírito Santo (ES), e que fez parceria com a produtora do filme, a Globo Filmes. “A idéia de utilizar policiais foi para dar maior veracidade à atuação e treinamento técnico e específico aos atores”, conta o tenente Lima. Os policiais paranaenses conviveram intensamente com Dudu Nobre (cantor), que também fez papel de policial, e André Ramiro (ator), que fez o papel do capitão Matias.

Para participar, os policiais deveriam ter curso de Operações Especiais em seus currículos, e atuarem ou terem atuado em grupos especiais ou de elites em suas corporações.

 

Preparação

Antes das gravações os policiais militares escolhidos passaram três dias no Rio de Janeiro, aprendendo sobre o Bope e passando por treinamentos específicos, além de dividirem conhecimentos locais com os outros policiais. Este primeiro treinamento foi somente entre policiais. Em seguida, os policiais tiveram contato com os atores e receberam treinamentos de como se comportar diante das câmeras, com parte do elenco.

 

Da Agência de Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29