1144x150 %284%29

GERAL

CTA realiza pedágio educativo neste domingo

Hoje (27), a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA realiza a Campanha de Carnaval em Toledo. No início da noite, às 19h, um pedágio educativo é realizado no Lago Municipal, com a participação do grupo de pagode “Embalos do Samba”. A Diretora Técnica em Saúde do Ciscopar e representante do Centro Regional de Especialidades, Denise Franz, explica o motivo do início da campanha antes do carnaval: “No feriado a população tem o hábito de viajar para as praias da região, como as ribeirinhas do Lago de Itaipu”.

27/02/2011 - 09:31


Programação
No dia 4 de março (sexta-feira), às 18h, o município de Palotina recebe o pedágio educativo, trabalho solicitado pela secretaria da saúde. Na sequência, no dia 5, a atividade será  na Praia de Porto Mendes, a partir das 19h. Segundo a diretora Denise, o trabalho será iniciado com a abordagem das pessoas, com a banda musical, e logo após haverá concentração de jovens no restaurante da prainha. Já no domingo (dia 6 de março) à tarde, o trabalho educativo acontece na praia de Santa Helena e durante o período noturno, a ação é realizada com o público da praia de Entre Rios do Oeste.
Público
Denise disse que o objetivo da campanha, neste ano, é atingir o público jovem. “Os dados mostram que são os jovens que estão cada vez mais se contaminando por doença sexualmente transmissíveis, porém a ação deve ser realizada com toda a população. Todas as pessoas que passarem por nós ou vice-versa ofertaremos um material educativo e o preservativo”.
Equipe
Da campanha educativa deve participar aproximadamente 18 profissionais do Ciscopar, seis pessoas do CTA e alguns voluntários. “Nas noites que haverá um trabalho com banda teremos em torno de 25 pessoas”.
Expectativa
Nas praias, a equipe pretende distribuir cerca de 7 mil preservativos. “Normalmente se entregam dois ou três mil, porém acreditamos, que neste ano se atinja um número de 3 mil pessoas. Em Santa Helena e no Lago Municipal o número é maior”.
Conscientização
A Diretora Técnica em Saúde do Ciscopar e representante do Centro Regional de Especialidades relatam que algumas pessoas passam no pedágio várias vezes para buscar o preservativo, porém se ele está passando realmente para pegar o preservativo o importante é que ele guarde e use com consciência. “Algumas vezes, ao final das atividades percebemos muito balões espalhados pelo lago, apesar disso a aceitação do preservativo melhorou muitos, pois em algum momento o indivíduo fará o seu uso”.
Prevenção
Segundo Denise, a prevenção para o carnaval na região iniciou na última sexta-feira (25), na Ponte Airton Sena, em Guaíra. Neste dia, o trabalho foi realizado com a população em geral que atravessa a ponte. No entanto, o público-alvo foram os caminhoneiros, pois o índice na 20ª Regional de Saúde de Toledo é considerado elevado. Em 2010 foram registrados quatro óbitos por diagnóstico tardio deste grupo.

Sem nome %281144 x 250 px%29