1144x150 %284%29

Não basta estabelecer as responsabilidades é preciso criar uma nova fonte de financiamento da saúde, defende Zeca Dirceu

Em visita recente a Toledo, o deputado federal Zeca Dirceu, o segundo mais bem votado no Paraná, conversou com a reportagem sobre as demandas do estado, as prioridades do oeste as quais leva à Brasília. Zeca admitiu que acha injusto que os municípios tenham que arcar com despesas acima do previsto, como é o caso da Saúde. Ele defende que na reforma tributária seja pensado uma nova fonte de recursos para a saúde.

27/02/2011 - 12:08


O deputado defende que o estado tenha um ambiente mais estratégico para facilitar o seu desenvolvimento. “Percebendo os investimentos do PAC em ferrovias, rodovias e na melhoria dos aeroportos, principalmente o de Curitiba que vai sediar a Copa do Mundo; percebendo os investimentos no Porto de Paranaguá, pedi ao PT que eu fosse indicado como membro titular da Comissão de viação e transporte, pois a partir dali eu tenho certeza que vou poder contribuir muito com o Paraná e com esta região. Vocês têm o debate da duplicação da BR 277, a necessidade da linha férrea sair de Cascavel e chegar a Guaíra que se ligue a uma nova rede no Mato Grosso do Sul, acredito que posso ajudar muito a região oeste”.

Zeca Dirceu disse que sua presença na região é para reforçar o compromisso com as pessoas do oeste. “Eu já estive aqui depois das eleições para agradecer os votos que fiz aqui e agora com um mês de mandato estou aqui para ouvir as lideranças políticas, a população  e perceber as demandas daqui que podem com a minha participação se tornar realidade”.

Segundo o deputado entre as demandas prioritárias do Oeste, a qual ele leva para Brasília, está a saúde. “Percebo que há uma preocupação muito grande a saúde, e eu a considero a região mais frágil do nosso país. Eu estou me empenhando muito para que a Emenda Constitucional 29, que determina com mais clareza quais são as obrigações da união, dos estados e dos municípios com os serviços que devem ser ofertado a população”.

Ele lembra que enquanto foi prefeito de Cruzeiro do Oeste viu as pessoas precisarem esperar até meses para conseguir uma consulta especializada. “Isso não é nada razoável, para isso é preciso restabelecer as responsabilidades e que muitas vezes as demandas recaem para os municípios e isto é uma injustiça que prejudica a população. No último ano em que fui prefeito de Cruzeiro de Oeste, investimos 29% de tudo o que arrecadou na área de saúde. Enquanto que a Lei prevê uma obrigação de 15%, ou seja, investimos quase o dobro, por que? Porque muitas vezes os estados e até a união não estão investindo tudo que cabe a elas e aí é a população que sente todas as dificuldades”.

Reforma Tributária

Zeca Dirceu conta que o Congresso já está discutindo a reforma tributária e é preciso pensar nos problemas da saúde, neste momento. “Dentro da reforma tributária será feita a adaptação de alguns impostos, a diminuição de alguns e a criação de outros, defendo então, que se crie uma nova fonte de financiamento para a saúde. Não basta estabelecer novas responsabilidades para municípios, estado e união se não tiver uma nova fonte de financiamento”.

Convênios

O deputado disse que os prefeitos tem se demonstrado muito preocupados com os convênios, por conta da contenção que está ocorrendo neste ano. “Vou defender que estes convênios sejam honrados pela presidenta Dilma e os ministros, para que nossos municípios não percam nem um convênio, ao contrário que tenham novos investimentos. E esta demanda, já estou tratando em Brasília”.

Sem nome %281144 x 250 px%29