Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Setor de Paradesporto inicia trabalhos na SMEL

Atualmente, o projeto beneficia atletas nas modalidades de handebol em cadeiras de rodas (HCR), parabadminton, golball, atletismo, tênis de mesa e atividades aquáticas.

22/07/2013 - 17:20


A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL), desde o início deste ano, tem promovido uma série de ações para levar as comunidades o desporto. Desde o mês de maio um grupo especial começou a ser assistido. Através de uma parceria com a Secretaria de Administração, que cedeu uma servidora municipal, foi organizado o Setor de Paradesporto da SMEL. 
A intenção da administração municipal, de acordo com as informações da secretaria da SMEL, Marli Gonçalves Costa, é tornar o esporte ferramenta de inclusão social. “Temos o pessoal do HCR e do parabadminton em Toledo com destaque nacional, porém o objetivo, além de incentivar estas equipes, é mostrar ao portador de uma necessidade especial que ele pode praticar uma atividade e interagir com outras pessoas através do esporte”.

Marli frisa que o município busca, junto ao governo federal, a instalação de um centro de paradesporto. “Realizamos algumas tratativas junto ao Ministério do Esporte e vamos desenvolver um projeto para buscar os recursos necessários”.
Os trabalhos são coordenados pela servidora municipal Edna Zanetti. Atualmente, Edna preside a Associação Toledense dos Atletas em Cadeira de Rodas (Atacar) e realiza um trabalho com atletas praticantes de HCR. “Temos desenvolvido atividades com o handebol em cadeiras de rodas que pretendo levar para outras modalidades”. Edna salienta que Toledo hoje se destaca no paradesporto. “Há poucos dias fomos citados como ‘Capital do HCR’ em uma reportagem televisiva e isso demonstra que temos potencial para avançar ainda mais”.
Apesar deste enfoque ganho no paradesporto de rendimento, as duas gestoras acreditam que o principal objetivo do Setor de Paradesporto da SMEL é o esporte como política social. “Não teríamos as equipes competindo senão tivéssemos a iniciação nas escolas. Acho que atender este público, mostrar que a prática esportiva pode ser um diferencial em suas vidas é o que vislumbramos com este projeto”, cita Marli Costa. O mesmo pensamento foi externado por Edna Zanetti. “Queremos mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência não é precisa ser necessariamente dependente de alguém. Isso nós podemos observar claramente no esporte”.
O Setor de Paradesporto está lotado no Ginásio de Esportes Massola, localizado no Jardim Coopagro. O atendimento ao público acontece das 13h30 às 18h. O telefone para mais informações é o (45) 3378-4822.

Acessibilidade nas praças esportivas
O Setor de Paradesporto da SMEL também vai realizar um trabalho de identificação dos pontos que dificultam o acesso dos portadores de necessidades especiais nas praças esportivas e ginásios de esportes em Toledo. “A Piscina do Complexo Esportivo Euzébio Garcia já passou pelo processo e já esta com o acesso adaptado. Iremos realizar os ajustes onde forem necessários”, informa a secretária.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2