Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Neve volta ao Paraná e baixas temperaturas vão continuar

A maior massa de ar frio dos últimos anos fez nevar em várias cidades do Paraná nesta terça-feira (23). 

23/07/2013 - 15:10


De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar (www.simepar.br), órgão do Governo do Estado, Curitiba registrou neve em bairros da região Sul, como o Portão. Também houve registro de chuva congelada em algumas regiões da capital. Há 38 anos não nevava em Curitiba. Também houve ocorrência de chuva gelada, uma condição muito próxima de neve. Enquanto a neve é um floco branco, o pingo da chuva congelada é transparente e quica ao cair na superfície. 
O maior acúmulo de neve nesta terça-feira foi em cidades do Centro-Sul do Estado, como Guarapuava, onde a temperatura chegou a 0,5 grau. Na Região Metropolitana de Curitiba, nevou em Araucária, Lapa e Campo Largo.
A neve no Paraná foi causada por uma forte massa de ar frio que avançou com força pelo Estado. Além da forte intensidade, a maior dos últimos anos, o ar polar atuou no Paraná e Santa Catarina com um sistema frontal, responsável pelo aporte de umidade. 
Para os próximos dias, o tempo deve melhorar em todas as cidades do Paraná e o sol deve aparecer entre nuvens na tarde desta terça-feira. A previsão para a madrugada é de geada em todas as regiões, menos no Litoral.

ALERTA GEADA - O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar informam há previsão de geada, na madrugada desta terça-feira (23) para quarta-feira (24), em toda a zona cafeeira do Estado. A recomendação aos produtores é fazer imediatamente o “chegamento” de terra no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos.
Em lavouras recém-implantadas – até seis meses de campo –, deve-se enterrar as mudas com uma camada de terra e mantê-las assim até cessar o risco de geada. 
Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento. Mais informações sobre o “Alerta Geada” e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas em www.iapar.br ou pelo telefone (43) 3391-4500.

PREVENÇÃO - O Paraná terá capacidade para prever com até três dias de antecedência os eventos meteorológicos e potenciais desastres naturais. Atualmente, a antecedência é de um dia. Os novos equipamentos asseguram a possibilidade de reconhecer eventos climáticos fortes e extremos, como chuva, vento, granizo e tempestades elétricas. Com isso, haverá mais condições para evitar ou reduzir as consequências de desastres como deslizamentos, enchentes, tempestades de raios e também dos desastres de causas antrópicas como, por exemplo, as contaminações ocasionadas por produtos químicos perigosos.

Da AE Notícias

Anuncio gene 2