1144x150 %284%29

GERAL

Agropecuária convoca produtores de leite para recadastramento

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento está convocando os produtores de leite para o recadastramento para o programa de Condomínios de Inseminação Artificial. Deverão comparecer à secretaria todos os produtores que fazem parte dos condomínios ou novos interessados. O programa subsidia os pequenos produtores rurais de leite com o fornecimento de doses de sêmen para a melhoria genética dos animais. A prefeitura subsidia até 50% dos animais das propriedades.

28/02/2011 - 12:53


“Precisamos atualizar os dados para encaminhar o processo licitatório para a compra de sêmen. No recadastramento é feita a atualização dos dados do produtor e verificado o número de animais existentes para inseminação”, explica a coordenadora do programa, a médica veterinária Eliane Sperafico. O recadastramento pode ser feito diretamente na secretaria ou com os inseminadores de cada grupo.
Em Toledo são 27 condomínios de inseminação artificial em diversas comunidades do interior, totalizando cerca de 400 produtores cadastrados. Conforme a veterinária, o recadastramento é muito importante para a atualização dos dados do produtor e do número de animais existentes na propriedade para inseminação. No ano passado foram entregues aos produtores 4.400 doses de sêmen. Entrando no 12º ano de funcionamento, o programa de Condomínios de Inseminação Artificial trouxe resultados excelentes, com a melhoria genética dos animais e, consequentemente, com o aumento da produção. Além deste item, o programa permitiu trabalhar outros conceitos com o produtor rural, como a importância da sanidade dos animais e da alimentação para aumentar a produção.
Neste ano, o programa deverá ser implementado com novas ações, como a implantação de unidades demonstrativas. Em um trabalho em parceria com a Emater serão selecionadas propriedades, que deverão ser trabalhadas visando a sua melhor organização e aumento da produtividade. Elas servirão de modelo para outros produtores rurais. “Queremos que os produtores se espelhem em iniciativas que deram certo. Vamos orientar os produtores para que façam investimentos que melhorem a propriedade e garantam novas fontes de renda. Estas propriedades deverão servir de exemplo para outras, visando criar um desenvolvimento em cadeia no campo”, explica Eliane Sperafico.
Uma propriedade em Linha Arapongas, no interior do município, já foi pré-selecionada. Ana Cristóferi, que mora com o marido e os filhos em uma área de 1,5 alqueire, terá o desafio de ampliar a produção e implementar outras alternativas de renda para tornar a propriedade economicamente viável e mais organizada, servindo de modelo para outros produtores rurais.
A Secretaria e a Emater vão dar as orientações e fazer o acompanhamento de todo o trabalho. Interessados em participar do projeto também poderão inscrever-se na Secretaria de Agropecuária.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29