Acompanhe a íntegra do documento que será enviado às autoridades que estão à frente da discussão.
A Associação Comercial e Industrial de Cascavel acompanha com atenção e com preocupação o debate em torno da construção de uma Casa de Passagem para indígenas no município. A Acic entende que o debate não deve ser esse, por isso desde já se posiciona contra essa intenção. Em vez de construir Casa de Passagem para os indígenas na cidade, e essa é uma tendência que poderá se multiplicar pelo Brasil, o que a Acic apoia e defende é de que o dinheiro público seja aplicado de outra forma em favor dessas comunidades.
O mais adequado e sensato nessa discussão é incentivar a criação de estruturas melhores para os índios em suas próprias aldeias. É para isso que existem essas extensas áreas de terra em todo o Brasil, justamente para garantir uma vida digna a esses povos nativos em áreas que hoje respondem por 12,5% de todo o território nacional.
A construção de Casas de Passagem, a exemplo do que alguns pregam, somente traria ainda mais dificuldades aos indígenas, porque, nas aldeias, continuariam com as deficiências que os forçam a sair de lá. A Funai, diante do que se tem visto ultimamente, fomenta e é a favor de que os índios deixem suas reservas, justamente com o intuito de reivindicar novas áreas, como ocorre em Guaíra e em Terra Roxa, onde comprovadamente não havia índios antes da promulgação da Constituição de 1988.
O que a Funai deve fazer, e com mais competência do que hoje, é reivindicar por melhorias estruturais que garantam dignas condições de vida aos indígenas e de suas famílias em suas próprias reservas. Uma sugestão é o incentivo à produção de artesanato e de locais, dentro da aldeia, em que esses itens possam ser comercializados a visitantes e a turistas. Isso sim seria produtivo e valorizaria a cultura desses brasileiros.
A Casa de Passagem, pelo contrário, contribuiria apenas para a disseminação de imagens degradantes e vistas com frequência em Cascavel e em outras cidades, de índios abandonados nas ruas e sob o efeito de álcool e outras drogas.
Da Assessoria