1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Comissão de solos realiza visitas técnicas em áreas rurais

O represente da Comissão de Solos, o engenheiro Agrônomo, Ricardo Antônio Palma esteve na reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente e apresentou um relato sobre a criação da Câmara Técnica de Conservação e Manejo. Palma conversou com a Casa de Notícias sobre  o trabalho realizado pela Comissão.

28/02/2011 - 14:53


Palma lembra que há cerca de um ano e meio a comissão técnica está discutindo ações a serem desenvolvidas para solucionar o problema da erosão hídrica. Após, várias reuniões formou-se a Comissão Municipal de Manejo e Conservação dos Solos. “No ano de 2009, promovemos dois eventos técnicos e capacitamos em torno de 70 profissionais mais acadêmicos de Agronomia, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus Toledo. A partir disto, buscamos a formação da comissão, porque era uma proposta da agenda parlamentar de 2009 do CREA/PR. A comissão foi formada em dezembro de 2009 através de uma resolução do Conselho de Desenvolvimento Rural assinado pelo Prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato”.

Vistorias

A Comissão realizou sete vistorias em propriedades rurais de Toledo e região. Ricardo disse que procuram registrar, por meio de fotos, estas atividades para elaborarem um parecer técnico, o qual é entregue ao Conselho de Desenvolvimento Rural e buscar a solução com órgãos públicos e privados. “O objetivo inicial que era a formação da Comissão foi atingido. Neste momento, buscamos resolver os problemas de erosão hídrica nas propriedades”.

Encaminhamentos

O engenheiro adverte que, ao perceber qualquer sinal de erosão hídrica, os proprietários podem solicitar a visita da equipe técnica, pois estes laudos darão origens a políticas de enfrentamento a erosão hídrica.

Para receber uma vistoria da equipe é preciso preencher um cadastro informando o endereço e o telefone. Na sequência, a comissão mantém contato para agendar a vistoria. Mais informações no número (0xx45) 3278-1771, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h, na Associação dos Agrônomos de Toledo, na Vila Becker.

 

**Comissão**

Confira os integrantes da Comissão de Solos

 

Adalberto Telasca Barbosa– Representante da Emater

Eloir Pape – Secretário Municipal de Agricultura

Wagner Custódio – Representante da Coamo

Maria Tereza Schuh – Empresa de Topografia

Ricardo Antônio Palma – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos

Sem nome %281144 x 250 px%29