1144x150 %284%29

GERAL

Gestora informa que mais de 8 mil famílias estão incluídas no Cadastro Único

Na Tribuna Livre realizada hoje (28) na sessão da Câmara de Vereadores de Toledo a gestora do Cadastro Único, Raquel Cassol da Silva, prestrou esclarecimentos sobre o andamento do programa na cidade.

28/02/2011 - 16:38


Na oportunidade, ela frisou que o programa foi criado em 2001 com o objetivo de mapear e identificar as famílias de baixa renda, com renda per capita de até meio salário mínimo ou até três salários mínimos - renda total da família. Conforme  a gestora os dados de fevereiro deste ano indicam que hoje estão cadastradas no município cerca de 8.335 famílias, que totalizam mais de 29 mil pessoas, ou seja, um quarto da população de Toledo é usuário do castrado único para benefício de programas sociais.

A gestora informou que existem vários programas que se utilizam do castrado como, por exemplo, programas sociais como o baixa renda da água, da luz, passe livre intermunicipal para pessoas que têm algum tipo de deficiência ou sofrem de alguma patologia crônica, Bolsa Família, PETI (Programa de Erradicação de Trabalho Infantil),  além de programas municipais para jovens e adolescentes como o Florir Toledo. Raquel salientou ainda que a  cada ano novos programas têm sido incorporados ao castrado único.

Em relação ao programa federal Bolsa família, ela informou que de acordo com dados de dezembro do ano passado, 2.690 famílias estavam recebendo o benefício, entretanto,o número varia bastante de um mês para o outro, tendo em vista que novas famílias são selecionadas, e outras acabam superando o critério de renda.Ainda em relação ao programa, a gestora explicou que com a elevação do valor do salário mínimo amplia-se a margem de famílias que poderão ser atendidas. Nesse sentido, Raquel informou que será votado no Conselho Municipal de Assistência Social um plano de divulgação para chamar as famílias a se cadastrar nos CRAS de referência de sua região. Em Toledo existem quatro CRAS, localizados na Vila Pioneiro, Jardim Europa , Coopagro, Panorama.

Dificuldades

E relação os problemas enfrentados, Raquel informou que desde o dia 19 de fevereiro  o cadastro único tem uma nova versão, com uma base de dados nacional.  “ Essa nova versão tem uma versão on line, e o sistema ainda está lento, o que provoca algumas dificuldades. Além disso, Raquel salientou que o programa enfrenta  outro problema. “Existem situações de famílias que são beneficiadas pelo bolsa família em Toledo, que quando mudam de município não procuram  a secretaria de assistência social para transferir o castrado. Existem casos que o benefício é bloqueado e até transferir  a família fica sem receber.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29