Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ProJovem reinicia atividades do segundo semestre nesta segunda

O programa ProJovem – Adolescente reiniciará suas atividades na próxima segunda-feira (29) após o período de férias. 

26/07/2013 - 21:36


A Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) coordena os trabalhos no município, com a parceria de outras secretarias e entidades. Para o segundo semestre estão programas diversas atividades socioeducativas, além de cursos profissionalizantes para os participantes.
O ProJovem é um programa do governo federal voltado a adolescentes em vulnerabilidade social, com idade entre 15 e 17 anos. Em Toledo as atividades do foram iniciadas no fim de fevereiro e atualmente são atendidos 140 adolescentes divididos em seis grupos. As atividades acontecem de segunda a quinta-feira nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos Jardins Europa, Coopagro e Panorama e na Vila Pioneiro.
Com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária, promover o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino, o município oferece aos adolescentes uma bolsa no valor de R$ 120,00. Os recursos para aquisição de materiais, subsídio de oficinas e outras atividades são repassados pelo governo federal.
O programa conta com diversas parcerias no município. Em breve os adolescentes terão acesso gratuito a dois cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Serão disponibilizados o curso de Marketing Pessoal e Profissional, e o curso de Bom Atendimento ao Público. O objetivo da ação, conforme o coordenador do programa, Leandro Cleverson Campos, é preparar os participantes para o mercado de trabalho. “Essa é uma oportunidade para esses adolescentes se inserirem no mercado e também de adquirir conhecimento e experiência, assim como, em outras atividades e parcerias do programa”.
Em Toledo, o programa conta ainda com a parceria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que desenvolve com os adolescentes um curso de Meio Ambiente, abordando questões voltadas à Agenda 21. O curso é ministrado pelos acadêmicos da instituição e visam à conscientização dos jovens. Além disso, outras parcerias são firmadas com entidades e empresas para o aprendizado e a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Inscrição
O limite de vagas para o programa em Toledo é de 180. Atualmente estão em abertas 40, que podem ser preenchidas por adolescentes entre 15 e 17 anos em vulnerabilidade social. Para participar a família do jovem precisa procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e fazer o Cadastro Único. Conforme interesse a assistente social encaminha os adolescentes para o Programa.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2