As vagas foram conquistadas neste fim de semana em Toledo que sediou a etapa final da Divisão de Acesso. Os jogos decisivos foram no Ginásio de Esportes Alcides Pan.
A condição finalista de cada naipe já assegurava a vaga na Divisão Especial, mas nem por isso as equipes deixaram de apresentar um handebol de alto nível. Na decisão feminina, Mandaguaçu comemorou o acesso com titulo. A equipe comandada pelo técnico Marlon Araujo venceu Guaraniaçu por 16 a 15. Esta foi a primeira vez que a equipe disputou a competição e de quebra já levantou a taça. O elenco campeão em Toledo teve as atletas Charlize, Daniela, Luany, Maiara, Gisele, Aniele, Roberta, Patricia, Fernanda, Renata, Taina, Marcela, Yasmim, Juliana, Nagela. Guaraniaçu atuou em Toledo com as atletas Bruna, Ana Caroline, Marcielli, Samara, Ana Flavia, Sury, Jalande, Lionara, Camila, Mariane, Aline, Tatiane, Daiene e Fabiana sob o comando do tecnico Willian Woguel.
Na decisão do bronze, mesmo jogando com a equipe que vai disputar a fase final dos Jogos da Juventude, com atletas nascidas ate 1995, Floraí venceu Assis Chateaubriand por 21 a 14. Alem da medalha, a cidade também teve a artilheira da competição com 53 gols, que foi a jogadora Evellyn Tofanelo. O restante do elenco do técnico Adilson Ferreira teve as atletas Julia, Marina, Evellyn Oliveira, Natalia, Joyce, Ana Caroline, Graciele, Emily, Vivian, Jaqueline, Ana Clara e Graziele.
No masculino, numa decisão de alto nível técnico, Foz do Iguaçu venceu Campo Largo por 30 a 21 depois de terminar a primeira etapa empatada em 13 gols. O título e a vaga foram bastante comemorados uma vez que Foz do Iguaçu completou em 2013, três anos fora da Divisão Especial. “E um titulo importante que serve também de motivação para os Jogos Abertos do Paraná”, frisou o técnico Luciano Andrade que ainda deve reforçar o time para os JAPs.
A equipe de Foz do Iguaçu que atuou em Toledo teve os atletas Ueslei, José Carlos, Adrey, Gilson, Felipe, Luciano, Thiago, Willian, Diego, Paulo Roberto, Fabio Hauly, Sidney e o goleiro Rafael Nadai, eleito melhor jogador da partida. Pela equipe de Campo Largo aturam Alexandre, Mayron, João Melo, Henrique, Vinicius, Alexandre, Carlos, Addyson, Marcos Felipe, Rodrigo, Marcelo, Leandro e Gustavo sob o comando do técnico Marco Antonio.
Assim como feminino, o masculino de Florai/AFH também terminou em terceiro lugar na Divisão de Acesso. Na disputa do bronze, a equipe venceu Saudade do Iguaçu/Handebol por 23 a 20 (10x11-13-9). O elenco que atuou em Toledo teve os atletas Renato, João Antonio, João Victor, Caio, Guilherme, Douglas, Wellington, Rodrigo, Caio Cesar e Willian.
A secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, enalteceu o alto nível da competição e reafirmou o desejo do município em sediar competições estaduais. “Temos uma grande estrutura esportiva e ela deve estar sempre à disposição dos atletas”. Marli também parabenizou os toledanos. “Mesmo não tendo chegado à final, o handebol toledano esta em um bom momento e vamos continuar dando o suporte que os técnicos necessitam para continuar investindo no esporte”, comentou.
Para promover esta competição a Liga de Handebol do Paraná conta também com a parceria da International Handball Federation (IHF), Confederação Brasileira de Handebol (CBHB), Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), Conselho Regional de Educação Física (CREF9) e apoio das empresas Caio Eventos e Kagiva.
Texto e foto: SrCom – Serviços Jornalísticos & Webdesign