O encontro objetiva apresentar aos membros da comunidade acadêmica da Unioeste e das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná as condições de ensino, pesquisa e infraestrutura das instituições que tem oferecido cursos de pós-graduação aos docentes da Universidade, além de demonstrar as pesquisas e experiências vivenciadas por eles durante o processo de capacitação. Serão discutidos os desafios futuros, após esse processo.
A coordenadora do evento, Sonia Lemanski, explica que o Ecad é uma forma dos professores da Unioeste terem oportunidades de demonstrarem suas pesquisas e experiências vivenciadas durante o período de capacitação em outras universidades do Brasil e exterior.
O reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff, comentou sobre a necessidade de investir mais nas pessoas. “Uma universidade se faz a partir de conhecimentos adquiridos de professores, acadêmicos, agentes-universitários, é importante que seja investido ainda mais nessa área”.
A abertura do Encontro foi transmitida por videoconferência para os campi da Unioeste em Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Toledo e Marechal Cândido Rondon. Na sequência foi ministrada a palestra “Avaliação da pós-graduação no Brasil: critérios e evolução dos programas de Ciências Agrárias I” pelo professor doutor Isaias Olivio Geraldi, da Universidade de São Paulo (USP).
Isaias Geraldi é professor associado da USP, já coordenou o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP–SP), é representante adjunto de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Ciências Agrárias I (2005 – 2008) e membro de Comitê de Avaliação da Capes – Ciências Agrárias I desde 2005.
Nesta terça-feira (30), as atividades iniciam às 8h30, com outras 17 novas apresentações dos professores, que falam de suas experiências durante o processo de capacitação no mestrado, doutorado e pós-doutorado na Espanha e no Brasil, em estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. A programação será encerrada às 17h30.
Haverá certificação para os participantes do evento.
Da Assessoria