Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Judô será ofertado em mais duas regiões de Toledo. Centro Olímpico ganha novo tatame

Atualmente 230 pessoas participam das aulas no Município.

30/07/2013 - 01:44


Com a instalação de um novo tatame no Centro Olímpico Arnaldo Bohnen, o que está sendo retirado será dividido em duas partes e, consequentemente, o público de duas novas regiões do Município receberão aulas de judô. Atualmente, as aulas - desta modalidade esportiva - acontecem em três pontos diferentes do Município: Centro Olímpico Arnaldo Bohnen, no Jardim Santa Maria; Centro da Juventude, no Jardim Europa e Escola Municipal do CAIC.

As atividades são oferecidas a população desde as categorias de base até as que representam o Município em competições oficiais. As aulas são ofertadas para crianças e adolescentes de ambos os sexos. A idade mínima para ingressar no judô é oito anos e não existe faixa etária limite para praticar a modalidade.
Segundo o técnico desportivo responsável pelas categorias de base, Franz Menegasso, até o momento está definido apenas um dos locais em que o tatame será instalado. “A Secretaria firmou uma parceria com a Casa de Maria e vai colocar o equipamento em uma das salas da entidade”.
Ele esclarece que a Secretaria diante dos prognósticos de solicitações de cada comunidade optou por ofertar a modalidade neste local. “Aulas de futsal já são oferecidas aos jovens daquela região, mas a equipe entende que é preciso disponibiliza uma nova atividade física para atende aquelas pessoas que não gostam de futsal e preferem o judô”.
Menegasso afirma que neste local, a Secretaria irá disponibiliza cerca de 60 vagas para judô e as aulas podem iniciar no próximo mês. Ele enfatiza que para participa das aulas, o novo atleta necessita apenas de disposição para pratica o esporte. “Como o judô é um esporte individual, ele auxilia que o atleta vença os seus próprios limites. Esta modalidade também auxilia na disciplina do lutador”.
O profissional lembra que muitos pais ao levarem seus filhos aos médicos e receberem o diagnóstico de hiperatividade, muitos deles buscam por atividades que façam as crianças gastarem energias. “A Secretaria orienta uma modalidade que faça a criança praticar uma atividade física com intensidade, mas principalmente que tenha disciplina”.
Menegasso pondera que não adianta a criança gasta energia e não ser disciplinada. “A modalidade ainda auxilia na concentração do atleta; na realização de atividades em grupos, entre outros fatores positivos”.
Ele lembra que os professores tem exemplos de alunos que antes de iniciarem as aulas de judô tinham registros de indisciplina em seus históricos. “Muitos jovens tinham um rendimento baixo e após ingressarem no judô melhoraram o desempenho escolar e muitos estão na faculdade. Aquele famoso aluno ‘o caso perdido’ com o judô encontrou um novo caminho de vida”.

Ele salienta que para o jovem participar da atividade não necessita ter o quimono, pois a Secretaria disponibiliza o uniforme. Mais informações sobre os locais e os horários disponíveis para a modalidade podem ser adquiridas na Secretaria.

**Karatê**
Outra modalidade de arte marcial ofertada pela Secretaria é o karatê. As aulas são realizadas no Centro Olímpico Arnaldo Bohnen, no Jardim Santa Maria; no Centro da Juventude do Jardim Europa e na AER Sadia. Igualmente ao judô, esta modalidade também é ofertada desde as categorias de base até as que representam o Município em competições oficiais. Menegasso lembra que nesta modalidade também pode participar crianças e adolescentes dos dois sexos. Atualmente 190 pessoas praticam a atividade esportiva em Toledo.

Anuncio gene 2