Apesar do período da campanha de imunização já estar encerrado, o município pretende atingir a meta da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) que é atender 100% deste público, que abrange crianças dos seis meses aos quatro anos, trabalhadores na área da saúde, gestantes, puerpéras (mães com filhos nascidos após 45 dias), idosos e portadores doenças crônicas.
A enfermeira Carmem Garbin explica que para o Ministério da Saúde (MS) o objetivo era chegar a 80%. “Estamos respeitando o que é preconizado pela SESA. Nossa região é propicia aos casos de influenza e é cientificamente comprovado que para as pessoas que se encaixam nestes perfis a gravidade é maior”. Carmem salienta que gestantes (88,53%) e idosos (83,64%) são as duas categorias que estão mais longe de atingir a meta.
Até o momento, a Secretaria de Saúde já atingiu 106% das puérperas, ultrapassando a meta, 99% dos profissionais de saúde e 100% do público dos seis meses aos dois anos. Entretanto, a enfermeira ainda lembrou que houve uma ampliação na faixa etária para as crianças. “No início da campanha, tínhamos a orientação em atender dos seis meses aos dois anos. Após, nos foi repassada a necessidade de imunizar até os quatro anos e para este grupo (dos dois aos quatro anos) ainda não temos números fechados".
Da Assessoria - Toledo