Atuante no desenvolvimento da piscicultura no município, a entidade estava sem um espaço próprio para o atendimento, dos associados e do público em geral, devido ao vendaval que ocorreu em outubro de 2009 e destruiu todos os aparelhos eletrônicos e móveis. A sala da ATOAQUI, cedida pela administração municipal, é a de número 5, no Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, na rua Barão do Rio Branco, 2526, no centro.
A ATOAQUI foi fundada em 1991, juntamente com a Associação de Produtores Rurais do Oeste do Paraná (APROP), com um foco principal no atendimento de olericultores, com pouca ação na piscicultura. A partir de 1997 foi contratado um técnico em piscicultura, através de convênio com a Prefeitura de Toledo, que iniciou as atividades junto aos piscicultores, sendo a assistência técnica a principal atividade disponível aos piscicultores, além da promoção de cursos, treinamentos e palestras.
O presidente da instituição, Adelar Venites, afirmou que ter novamente um espaço físico disponível facilitará as tratativas entre os produtores. “Vamos poder melhorar o atendimento, poder reforçar o assessoramento e discutir os assuntos referentes ao nosso segmento”.
Da Assessoria - Toledo