Elton Welter (PT) foi eleito primeiro suplente da coligação que reuniu PMDB e PT, entre outros partidos, assumindo vaga na Assembleia com o afastamento do titular Luiz Cláudio Romanelli para assumir
a Secretaria do Trabalho. O deputado toledano, que alcançou mais de 40 mil votos, acabou afastado em beneficio do ex-prefeito de Cambé Gilberto Martin, do PMDB, através de decisão liminar do Tribunal de Justiça do Paraná.
O vereador Ademar Dorfschmidt (PMDB) disse querer que Elton continue deputado e Duílio Genari também. "Temos que ser conscientes, se houver a perda corremos o risco de não termos nenhum deputado porque se houver essa decisão o suplente do Duílio pode fazer o mesmo", afirmou o vereador, acrescentando que conhece o vereador de Curitiba que é suplente e que ele também buscará a vaga se Elton Welter for mantido afastado.
O vereador Luís Fritzen (PP) lembrou que a Lei 9.096 quando trata das eleições diz claramente que na coligação desaparecem os partidos e inclusive ela tem nome próprio e isso deve ser respeitado no preenchimento das suplências.
O vereador Leoclides Bisognin (PMDB) disse já ter ouvido de algumas pessoas que o PMDB do Paraná quer "lascar" o deputado suplente Elton Welter, mas é bom não esquecer que se não fosse o apoio do PMDB a Beto Richa ele não teria chamado o deputado Romanelli para sua equipe e os vereadores de Toledo não estariam discutindo a suplência de Elton Welter. Ele acrescentou ainda a respeito que não viu nenhuma manifestação de Elton criticando o PMDB nenhuma vez, "até porque se Romanelli voltar a ser deputado Elton fica sem a vaga."
0 vereador Paulo dos Santos (PT) lembrou que estiveram reunidas em Toledo no fim de semana 400 lideranças, representantes de 27 cidades e com um discurso único: a defesa do mandato do deputado Elton Welter, porque o entendimento é de que a vaga é da coligação. Para ele a decisão em favor de Martin “é uma interferência do Judiciário no Legislativo”. Em aparte o vereador Fritzen acrescentou que "defender Welter é defender a democracia e a independência dos poderes".
O vereador Adriano Remonti (PT) considerou “lamentável que tenhamos juízes que queiram legislar”, lamentando ainda a posição do presidente da Assembleia Waldir Rossoni cujo posicionamento no episódio, na sua opinião, não fortaleceu o Legislativo. Ele lembrou que em Brasília medida semelhante não foi aceita pela direção do Legislativo e que há Estado em que essa interpretação da lei daria posse a um suplente com 13 votos. Ele comentou porém, que na sexta-feira deve haver julgamento da questão e disse ter certeza que vai ser revertida a situação criada no Paraná.
POLÍTICA
Câmara de Toledo aprova solidariedade a Elton Welter
A Câmara de Vereadores de Toledo aprovou por unanimidade manifestação de apoio à posse do suplente de deputado Elton Welter na Assembleia Legislativa, em sessão realizada na segunda-feira, dia 28. 0 tema foi amplamente debatido pelos vereadores, com críticas ao que foi apontado como uma ingerência do Judiciário no Legislativo e à atitude da direção da Assembleia Legislativa e ao final aprovada a manifestação proposta pelos vereadores Adelar Holsbach e João Martins, ambos do PDT, e subscrita também pelos demais vereadores.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados