1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

Câmara de Toledo aprova solidariedade a Elton Welter

A Câmara de Vereadores de Toledo aprovou por unanimidade manifestação de apoio à posse do suplente de deputado Elton Welter na Assembleia Legislativa, em sessão realizada na segunda-feira, dia 28. 0 tema foi amplamente debatido pelos vereadores, com críticas ao que foi apontado como uma ingerência do Judiciário no Legislativo e à atitude da direção da Assembleia Legislativa e ao final aprovada a manifestação proposta pelos vereadores Adelar Holsbach e João Martins, ambos do PDT, e subscrita também pelos demais vereadores.

01/03/2011 - 14:01


Elton Welter (PT) foi eleito primeiro suplente da coligação que reuniu PMDB e PT, entre outros partidos, assumindo vaga na Assembleia com o afastamento do titular Luiz Cláudio Romanelli para assumir
a Secretaria do Trabalho. O deputado toledano, que alcançou mais de 40 mil votos, acabou afastado em beneficio do ex-prefeito de Cambé Gilberto Martin, do PMDB, através de decisão liminar do Tribunal de Justiça do Paraná.

O vereador Ademar Dorfschmidt (PMDB) disse querer que Elton continue deputado e Duílio Genari também. "Temos que ser conscientes, se houver a perda corremos o risco de não termos nenhum deputado porque se houver essa decisão o suplente do Duílio pode fazer o mesmo", afirmou o vereador, acrescentando que conhece o vereador de Curitiba que é suplente e que ele também buscará a vaga se Elton Welter for mantido afastado.

O vereador Luís Fritzen (PP) lembrou que a Lei 9.096 quando trata das eleições diz claramente que na coligação desaparecem os partidos e inclusive ela tem nome próprio e isso deve ser respeitado no preenchimento das suplências.

O vereador Leoclides Bisognin (PMDB) disse já ter ouvido de algumas pessoas que o PMDB do Paraná quer "lascar" o deputado suplente Elton Welter, mas é bom não esquecer que se não fosse o apoio do PMDB a Beto Richa ele não teria chamado o deputado Romanelli para sua equipe e os vereadores de Toledo não estariam discutindo a suplência de Elton Welter. Ele acrescentou ainda a respeito que não viu nenhuma manifestação de Elton criticando o PMDB nenhuma vez, "até porque se Romanelli voltar a ser deputado Elton fica sem a vaga."

0 vereador Paulo dos Santos (PT) lembrou que estiveram reunidas em Toledo no fim de semana 400 lideranças, representantes de 27 cidades e com um discurso único: a defesa do mandato do deputado Elton Welter, porque o entendimento é de que a vaga é da coligação. Para ele a decisão em favor de Martin “é uma interferência do Judiciário no Legislativo”. Em aparte o vereador Fritzen acrescentou que "defender Welter é defender a democracia e a independência dos poderes".

O vereador Adriano Remonti (PT) considerou “lamentável que tenhamos juízes que queiram legislar”, lamentando ainda a posição do presidente da Assembleia Waldir Rossoni cujo posicionamento no episódio, na sua opinião, não fortaleceu o Legislativo. Ele lembrou que em Brasília medida semelhante não foi aceita pela direção do Legislativo e que há Estado em que essa interpretação da lei daria posse a um suplente com 13 votos. Ele comentou porém, que na sexta-feira deve haver julgamento da questão e disse ter certeza que vai ser revertida a situação criada no Paraná.

Sem nome %281144 x 250 px%29