Com o objetivo de debate o cenário da piscicultura no município será realizado nesta sexta-feira (02) o encontro ‘Industrialização do Pescado – Desafios e Perspectivas’ no Centro de Eventos Ismael Sperafico, com inicio às 14h. A ação é organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e conta com o apoio da Prefeitura, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural e da Associação Toledana de Aquicultura (Atoaqui).
O prefeito Beto Lunitti fará a abertura e o acompanhamento do evento, que contará ainda, com a presença do diretor de operações da Gomes da Costa, Adão de Sá, que trata com o município a possibilidade de instalação de uma unidade produtora em Toledo. “Nós já recebemos o diretor de operações da empresa para tratativas sobre a instalação de uma nova unidade em Toledo, e é claro que a participação dele nesse importante evento que trata das perspectivas e desafios do setor é importantíssima, afinal, esperamos que a Gomes da Costa faça parte dessas perspectivas”. O prefeito salientou ainda a importância de debater o tema no município. “Tenho plena convicção da importância desse setor para a economia de Toledo e estamos dispostos a investir o que for preciso para crescermos ainda mais e garantir renda aos nossos produtores e crescimento para o município. Temos muito potencial e vamos explorar o máximo disso com a parceria com a Unioeste e a Atoaqui”.
O evento é voltado para empresários do setor pesqueiro, mas também estará aberto a participação de produtores. Diversas presenças já foram confirmadas, entre elas o prefeito Caravina e demais empresários do município de Bataguassu no Mato Grosso do Sul, além de comitivas de Epitácio, São Paulo e Balneário Camboriú de Santa Catarina.
Segundo a responsável técnica pela piscicultura do município, Daiany Macagnan, o objetivo é discutir os rumos do setor. “Vamos discutir a industrialização do pescado, as dificuldades encontradas atualmente na comercialização de peixe e também as novas alternativas de agregação de valor”, explicou.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, o apoio da prefeitura é importante, pois se trata de um setor de grande relevância no município. “A psicultura sempre foi uma importante fonte de renda para os produtores em Toledo. O tema que a Unioeste trouxe para o evento é extremamente importante para o atual momento do setor no município, e é claro, que conta com todo o apoio da prefeitura”. O secretário comentou ainda, que o evento deixará claros os rumos da piscicultura em Toledo e região. “Ao fim da discussão de todos os temas que serão abordados, teremos claros quais serão os próximos passos do setor daqui em diante”, finalizou.
Programação
A abertura do encontro que debaterá seis diferentes temas sobre a piscicultura, será realizada pelo prefeito Beto Lunitti. Na sequência será discutida a ‘Situação atual da piscicultura’, com a apresentação do coordenador regional do Emater Gelson Hein às 14h. O professor doutor da Unioeste, Altevir Signor, também fará uma breve explanação às 14h15 sobre o segundo tema ‘Industrialização do pescado – Novos produtos processados’. Antes de uma breve pausa haverá a palestra do doutor Wilson Rogério Boscolo, da Unioeste sobre o tema ‘Técnicas de Processamento de Resíduos do Pescado’, às 14h30.
Dando continuidade ao evento, às 15h20 o mestre José Maluff da BRF fará palestra sobre o quarto tema ‘Equipamentos para Processamento de Resíduos Agroindustriais’. Quem também estará presente será o diretor de operações da Gomes da Costa, Adão de Sá, que explanará sobre ‘Enlatamento de peixes de água doce – Desafios e perspectivas’.
Ao final da apresentação dos temas, será realizada uma mesa redonda para discussão dos assuntos abordados. Participarão do debate o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, e os palestrantes, coordenador regional do Emater Gelson Hein, o professor doutor da Unioeste AltevirSignor, doutor Wilson Rogério Boscolo da Unioeste, o mestre José Maluff da BRF e o diretor de operações da Gomes da Costa, Adão de Sá. A mesa redonda será mediada pelo coordenador do Gemaq, professor Aldi Feiden.
Gomes da Costa
Recentemente o prefeito Beto Lunittie o vice Adelar Pelanka se reuniram com representantes da empresa Gomes da Costa, líder na produção e comercialização de pescados enlatados. O objetivo do encontro foi discutir a abertura de uma plataforma de investimento para produção de tilápias em lata em Toledo. A proposta é de interesse da empresa e do município, que se dispôs a dar todo suporte necessário para a concretização. Demais representantes públicos e de setores privados, ligados à piscicultura, estiveram presentes. A Gomes da Costa possui base industrial em Itajaí (SC), considerado o maior complexo de recepção e processamento de pescados da América Latina, com capacidade de produção diária de mais de 1,2 milhões de latas. A empresa gera mais de 1,8 mil empregos diretos. O interesse pelo município se deve ao reconhecimento de Toledo, pelo Ministério da Pesca, como um grande produtor de peixes. O município possui uma localização estratégica e conta com grande potencial produtivo de pescado em tanques escavados. Atualmente são 85 toneladas/dia, mas a previsão é que o número cresça nos próximos cinco anos.
Da Assessoria - Toledo