1144x150 %284%29

GERAL

Participação política da mulher é debatida em encontro

O encontro “Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”, realizado pelo Instituto de Comunicação Solidária (ComSol), com o apoio cultural da ITAIPU Binacional e o Sindicato dos Bancários contou com a participação massiva de 27 municípios, 130 participantes que integram a Bacia do Paraná 3.

01/03/2011 - 16:27


O encontro foi realizado no auditório do Sindicato dos Bancários de Toledo.

A coordenadora geral do ComSol, Moema Viezzer, disse na oportunidade que o encontro é uma forma de comemorar antecipadamente o Dia Internacional da Mulher, bem como um momento de articulação entre as lideranças. Moema também informou que foram distribuídos kits Nosso Plano em Ação com informações  sobre o 2º Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Os kits abordam os eixos do Plano numa linguagem didática, de forma ilustrada e sintetizada. Além disso, foram realizadas oficinas onde foram trabalhadas o eixo número cinco do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres que aborda a Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão.
Durante as oficinas, cada grupo elaborou três propostas, de como o eixo pode ser aplicado em seus municípios e/ou áreas de atuação com iniciativas do poder público, das instituições publicas e privadas, governamentais e não governamentais. “a finalidade dessa discussão é recolher as propostas de cada grupo para nortear a pauta dos próximos encontros.
AVANÇOS E DESAFIOS
A secretária-geral da CUT/Paraná, Marisa Stédilli, esteve presente no encontro e comentou que apesar de todos os avanços, as mulheres ainda não assumiram os espaços de poder e decisão. “Dentro das empresas as mulheres assumiram cerca de 21 % dos cargos de direção e executivo. No poder legislativo a situação é pior. A participação política não cresceu, nas últimas eleições nós tínhamos 45 deputadas federais, e conseguimos apenas manter esse número. E isso  mostra que não chegamos a 10% da representação, somos 8.6%  ocupando o Congresso. Esse número também  é semelhante no poder judiciário. Cerca de. 70 a 80% dos cargos são ocupadas por homens, as  mulheres ainda são minoria.
Confira ainda em vídeo a secretária geral da CUT/Paraná explicando quais os fatores influenciam esse realidade.
Sem nome %281144 x 250 px%29