1144x150 %284%29

GERAL

MDS avalia e libera funcionamento de restaurante popular da Paulista

O restaurante da Vila Paulista passou no teste operacional realizado hoje (1º), e estará liberado para funcionamento. O restaurante deverá abrir as portas definitivamente a partir da segunda quinzena de março, depois da inauguração em data ainda a ser marcada, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

01/03/2011 - 16:41


“Sem dúvida o restaurante está liberado para funcionamento. A equipe está pronta e bem treinada e a estrutura é muito boa, não tem porque não liberar para uso”, disse o coordenador nacional do Programa Restaurantes Populares, Bruno Medeiros, que acompanhou o almoço servido para cerca de 500 pessoas e visitou a cozinha social e os outros quatro restaurantes em funcionamento.

O coordenador nacional dos programas restaurantes populares elogiou o perfeito entrosamento no município com relação aos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA/Compra Direta) e Restaurantes Populares, responsável pelos resultados extremamente positivos do programa no município, e o funcionamento da cozinha social e restaurantes, com a centralização da unidade, a qual atende não só os restaurantes populares como também a merenda escolar. No local são produzidas cerca de 15 mil refeições diárias, servidas nos restaurantes e escolas. Destas 2,5 mil vão para os restaurantes, com a implantação da quinta unidade, que terá capacidade para 500 refeições dia.
Apesar de reconhecer a capacidade de gestão local, com o acompanhamento sistemático de toda a produção, Medeiros recomendou a contratação de pelo menos mais uma nutricionista, para auxiliar na fiscalização e acompanhamento da produção das refeições, visando garantir a qualidade dos produtos fornecidos. Hoje são duas nutricionistas para os restaurantes e outras duas para a merenda escolar, além de estagiários. Também foram sugeridas pequenas reformas na cozinha social, já previstas na segunda etapa de melhorias. Com a implantação da unidade da Vila Paulista foram adquiridos novos fornos e feitos alguns investimentos, que deverão ser complementados na segunda etapa de melhorias, já agendadas.
Conforme Medeiros, o Programa não se limita ao fornecimento da alimentação. O programa permite a implementação de outras ações que visem erradicar a pobreza. Elas vão desde cursos profissionalizantes a atividades educativas nas áreas de saúde e educação, programações culturais, entre outras ações que auxiliem na formação das pessoas e na melhoria da sua renda e qualidade de vida. Proporcionalmente, o município de Toledo destaca-se no número de atendimentos. Em uma cidade com 120 mil habitantes são fornecidas 2,5 mil refeições, equivalente a 2,08 por cento da população do município. Em Curitiba, com 3,9 milhões de moradores, são três restaurantes populares, com 3,5 mil refeições diárias, representando 0,8 por cento da população da capital paranaense.
Mesmo com um número de atendimento proporcionalmente elevado, o município de Toledo poderá modernizar ou ampliar os investimentos. Para isso, explicou Medeiros, é necessário que o município conclua a prestação de contas dos recursos solicitados, antes da abertura do edital, e habilite-se no novo edital público que deverá ser aberto ainda neste ano. “Somos parceiros do município de Toledo desde 2005, que tem mantido um excelente sistema de gestão, reconhecido com prêmio nacional. Se o município avaliar como necessário e tiver concluída a prestação dos recursos aplicados no edital anterior (de implantação do restaurante da Vila Paulista) poderá habilitar-se no novo edital, que será aberto ainda neste ano”, informou ele.
Confira ainda em vídeo as entrevistas com o secretário de agropecuária e abastecimento de Toledo, Eloir Pape, que falou sobre o número expressivo de produtores envolvidos no programa. E a entrevista com Luiz Basei, coordenador do Programa de restaurantes populares no município.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29