O prefeito de Toledo Beto Lunitti e o vice-prefeito Adelar Holsbach ‘Pelanka’ ao assumirem a gestão do Município solicitaram um estudo de viabilidade da implantação do Programa Rodovias Rurais: caminho para o desenvolvimento. Diversas reuniões foram realizadas entre o Poder Público e a comunidade para o firmamento da parceria. Os primeiros resultados foram apresentados durante o lançamento do Programa e a entrega de dois trechos de rodovias concluídos no Distrito de Novo Sobradinho.
As autoridades inauguraram a OT-202 (2.326 KM). Neste trecho, a prefeitura investiu R$ 420.787,04 e a comunidade R$ 76.300. Por sua vez, no trecho da OT-202-A (1200 metros), o Município investiu R$ 165.549,49 e a comunidade R$ 53 mil. No total foram aplicados pela Prefeitura, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e comunidade mais de R$700 mil nas duas rodovias. Cada Km custa aproximadamente R$ 220 mil.
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirma que a inauguração do Programa e a entrega das rodovias rurais são momentos importantes para o Município de Toledo. “A inauguração da rodovia demonstra o compromisso do prefeito com a comunidade”.
O vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias, lembra que em fevereiro a presidenta Dilma Rousseff assumiu o compromisso em Cascavel de entregar máquinas aos produtores rurais. Por sua vez, Dias destaca que o prefeito Beto Lunitti foi além deste compromisso da presidente e executou as rodovias rurais. “Demonstrar respeito à população é cumprir o compromisso assumido com ela. A política moderna é feita de compromissos cumpridos”.
O prefeito Beto Lunitti acredita que administração deve auxiliar o setor produtivo do Município. “Toledo sendo considerado um país rico e destaque na agricultura deve ter ‘os olhos’ do governo municipal focados em auxiliar o setor produtivo”.
Beto Lunitti enfatiza que a segurança da rodovia é fundamental. “O cuidar da vida das pessoas é importante. Além que, o trafego nas rodovias rurais vai melhorar e, posteriormente, trará segurança aos produtores e suas famílias”.
O secretário de infraestrutura rural de Toledo, Lídio Michels, acrescenta que isto proporciona maior segurança ao homem do campo, mas também quem passa pelo interior do Município.
Outro fator destacado pelo prefeito é a fixação do homem do campo em sua propriedade. Ele comenta que esta decisão auxilia para que o Poder Público possa analisar a qualidade de vida da família e que a sucessão da propriedade rural aconteça naturalmente. “Hoje, o produtor rural tem conexão com o mundo por meio da internet; tem estrada de qualidade, entre outros fatores. Isto faz o Município ganhar em qualidade e proteção à vida e a economia”.
Beto Lunitti pondera que as rodovias rurais caminham para o desenvolvimento do interior e, consequentemente, do Município.
De acordo com o produtor rural, Marcos Gol a rodovia vai auxiliar na acessibilidade dos trabalhadores. “Nós poderemos tirar a produção com tranquilidade seja com ou sem chuva. A produção saindo da propriedade com mais tranquilidade o benefício do produtor é maior”.
Gol lembra que em períodos de chuvas era impossível do produtor rural transportar o seu produto. “O caminhão atolava e tínhamos que solicitar o auxílio da prefeitura para deslocar a carga”.
Rodovia
O diretor superintendente da Emdur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo) Ascânio José Butzge explica que este modelo de rodovia proporciona mais segurança e conforto para as pessoas que trafegam pelas rodovias. Butzge salienta que o novo modelo contempla o alargamento da estrada em 2,5 metros, totalizando 6 metros. “São duas pistas, sinalização horizontal e vertical”.
Ao todo 32 Km de rodovias rurais serão executadas até o próximo ano. Na ocasião, 14 contratos foram assinados pela comunidade. “Temos vários trechos prontos. Outros em fase de conclusão, outros no início da obra. Melhoramos a qualidade da estrada de forma significativa. Na base - o alicerce - da casa foi trabalhado com pedras para dar a compactação forte, entramos com brita graduada 12 centímetros. Passamos de 8 centímetros para 12; alargamos a estrada de 3,5m para 6m e sinalizamos a estrada, pois a sinalização é evidente”.
Butzge afirma que um aspecto fundamental é a preservação das vidas que passam nestas estradas. “É só olhar uma obra concluída neste mandato e comparar com obras anteriores. O cidadão vai perceber que o atual modelo tem uma condição melhor de trafegabilidade”.
Com informações da assessoria Toledo