Img 3650

GERAL

Alunos do Premen transformam lixo em obras de arte

Não é de hoje que o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Toledo, se destaca com projetos da disciplina de artes, seja com o Papel de Bala, que ganhou destaque na TV Paulo Freire, ou com as atividades de stêncil e grafite, que mudaram a cara dos espaços esportivos do Colégio. Neste ano os alunos se inspiraram no artista plástico Vik Muniz e no documentário sobre sua obra, Lixo Extrordinário, indicado ao Oscar 2011, para produzir obras, usando como paleta de cor o lixo.

02/03/2011 - 12:43


“A proposta para o trabalho de máscara africana e figura feminina usa como paleta de cor, revistas velhas, panfletos e jornais que após a exposição serão pesados e vendidos”, explica o professor de arte Neimar Proença. “O valor da venda será repassado à APAE (Escola de Educação Especial Bem me Quer) de Toledo para uma ação pedagógica naquela escola”, completa.
A coleta do material foi feita na própria escola pelos alunos, professores e funcionários e a execução do trabalho foi feita pelos alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio, sob a orientação do professor Neimar Proença.
Vik Muniz
Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro, radicado em Nova York, que faz experimentos com materiais diversos em suas obras. Seus trabalhos mais famosos incluem reproduções da Monalisa em geléia e pasta de amendoim, e a recriação de A Última Ceia, utilizando açúcar, fios, arame, e xarope de chocolate. Mais recentemente, tem criado obras em maior escala, esculpindo com enormes pilhas de lixo e fotografando.
O documentário "Lixo Extraordinário", um co produção entre Brasil e Reino Unido, foi lançado em 2010 e retratou o trabalho de Vik Muniz com catadores de lixo em Duque de Caxias. Premiado no Festival de Sundance e no Festival de Berlim, o vídeo foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011
.

 

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29