Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

NOTA DE FALECIMENTO: OSVALDO LUIZ RICCI

A Rádio União de Toledo comunica com profundo pesar, o falecimento na terça-feira, dia 6 de agosto, de OSVALDO LUIZ RICCI, aos 67 anos. 

07/08/2013 - 01:51


Seu corpo está sendo velado no salão térreo da Sede Social da Catedral Cristo Rei, em Toledo, com acesso pelo Largo São Vicente de Paulo.
Ele esteve internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Campagnolo desde a última sexta-feira, dia 2, com complicações no pulmão. Permaneceu consciente até o dia seguinte, quando familiares o visitaram. Contudo, o quadro infeccioso evoluiu no domingo e a equipe médica precisou intervir com a ventilação mecânica. Informações davam conta de que ele teve uma para cardiorespiratória, sendo necessária nova intervenção. Nesta terça-feira, dia 6, o quadro se agravou, atingindo os rins. Novas medidas foram tomadas para recuperar sua saúde, mas sem sucesso e o quadro evoluiu para óbito.
Osvaldo era responsável pelos programas Plano Geral, de segunda a sábado, das 7h às 9h, e União Esportiva, de segunda a sábado, das 11h30 às 12h.
Completou 46 anos de atuação no rádio toledano, em dois prefixos: Rádio Colmeia, hoje Rádio Guaçu, e Rádio União.
Sua paixão era o esporte, tanto que foi assim desde o início da carreira ainda em Ponta Grossa. Começou narrando turfe até que recebeu convite para “desbravar” o rádio no Oeste paranaense. Era 1967, quando em companhia de Carlos Antonio Klepa – falecido em abril do ano passado –, o jovem Osvaldo Luiz decidiu fazer de Toledo a sua nova morada, consolidar sua carreira e constituir família.
Osvaldo sempre esteve vinculado à notícia. Era o sinônimo da informação. Através de seu trabalho dinâmico e democrático, conquistou grandes audiências nas emissoras e horários em que atuou. Sempre “ouvindo os dois lados”, abria o microfone para o político falar de seus projetos, assim como para o cidadão que reivindicava atendimento adequado dos serviços públicos. Na Rádio União, esta marca do Osvaldo era inconfundível, pois ao seu modo, promovia o equilíbrio de forças. Muitas vezes, apresentava sua opinião, respeitada e admirada pelos ouvintes.
Participou ativamente da vida toledana e, por conta disso, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Toledo em dezembro de 1993, por sua contribuição com o desenvolvimento de Toledo. Os registros históricos das honrarias classificaram-no como “um dos mais corretos e competentes profissionais que a região conheceu”. É o único membro da comunicação social de Toledo que recebeu a maior comenda do município.
Osvaldo também atuou no serviço público. Foi assessor de Comunicação Social da Prefeitura de Toledo por um ano. Momentos difíceis que lembrava até a última semana em conversa com colegas na Rádio União.
Com memória incomparável, recordava de fatos como se ainda estivesse testemunhando os acontecimentos da época. Sempre lembrava da famosa “passeata das velas” – quando a população toledana reclamava das constantes interrupções no fornecimento de energia pela usina municipal – até a entrada da Companhia Paranaense de Energia.
Enfim, em 46 anos de atividades, tem muitas histórias para contar. Quem sabe você também tenha participado de algumas delas com o Osvaldo e queira contar. Por isso, participe e comente esta notícia. Juntos, será possível eternizar a memória do extraordinário companheiro de trabalho Osvaldo Luiz Ricci. Descanse em paz!

Da Assessoria

Anuncio gene 2