Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Encontro técnico debate Virada Cultural de Toledo

O objetivo é definir questões relacionadas à Virada, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro.

07/08/2013 - 16:20


A ação aconteceu por meio de convocação da Secretaria de Estado de Cultura (SEEC-PR). A Virada Cultural conta, este ano, com o apoiodo Serviço Social da Indústria (SESI), Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR), governo do estado do Paraná e a administração municipal.
Na ocasião estiveram presentes o responsável pela Divisão de Programas Educativos e Assessoramento do Detran, Leonardo Nápoli, e a coordenadora de Ação Cultural da SEEC, Luci Daros. Também compareceram a secretária de Cultura, Geni Fabris e representantes de órgãos e entidades apoiadores do município, além de parceiros culturais e artistas locais.
Segundo Leonardo Nápoli, a intenção é trabalhar a temática de Educação para o Trânsito em todas as ações da Virada. “O DETRAN fez um convenio técnico financeiro este ano e investiu R$ 2,5 milhões. Nós daremos apenas o apoio, mas o município e as apresentações culturais é que vão ficar com essa missão de transmitir a mensagem em meio a todo esse evento cultural”.
Para o ator que participou do encontro, Márcio Franz (Formiga), a inserção de artistas e parceiros culturais no debate é muito importante. “O interessante é englobar órgãos, parceiros culturais e artistas, chamando para participar das reuniões de organização, ao invés de apenas convidar para participar no dia, afinal, nós temos muitas ideias e isso é muito bacana”, explicou.

Esquenta
O período do "Esquenta" da Virada Cultural de Toledo será de 21 a 26 de outubro. Para a divulgação do evento, será feito um edital pela Secretaria de Cultura para artistas e grupos locais que tenham interesse em participar na formação desse grupo. Após a seleção dos artistas inscritos, haverá um cronograma de apresentações e performances nos bairros e distritos do município.
O grupo fará a divulgação da Virada e ao mesmo tempo, a campanha educativa do Trânsito, já que neste ano, a Virada Cultural Paraná será uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC-PR), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PR) e Prefeituras dos 12 municípios pólos que sediarão o evento.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Geni Fabris, tudo o que foi realizado ano passado será mantido a fim do sucesso do evento. “Tudo o que foi feito na última Virada Cultural, e deu certo, vamos manter. Faremos com que a Virada seja excelente, pois todo evento cultural infere na economia, pois a própria cultura é um meio de desenvolvimento econômico, quanto maior o evento for maior é o desenvolvimento do município”, informou.

Semana de Arte e Educação
Oficinas com a pintura de painéis, também serão disponibilizados ao município. A ideia é envolver as pessoas na ação que será realizada com stencilart, para promover arte e educação, integrando-se a Virada Cultural no período de 23 a 26 de outubro. A ação deverá ocupar os espaços públicos e de forma saudável com as artes visuais e sempre dentro da temática da Educação no Trânsito.

Feira da Arte e do Artesanato
Durante a Virada Cultural, deverá ser lançada a Feira da Arte e do Artesanato. O objetivo é que o evento aconteça a partir de então, todos os domingos ao fim da tarde, no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal). A feira contará com diversas atrações e produtos, abrindo espaço para artesões e artistas do município demostrar e comercializar seus talentos.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2