O objetivo foi apresentar aos secretários, diretores e coordenadores, ligados a gestão municipal, as atividades do Programa. O ‘Cidades Sustentáveis’ é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos de Empresas de Responsabilidade Social.
Conforme o coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi Pereira, as ações visam sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para as cidades brasileiras se desenvolverem de forma econômica, política, cultural, social e ambientalmente sustentáveis. “É um instrumento importante que vai ao encontro do Plano Diretor do município facilitando a gestão nas cinco áreas de atuação”. Maurício destacou que o Programa funciona por meio de diferentes ferramentas de gestão, como o sistema de acompanhamento e controle de indicadores municipais. “Através do que apontam os indicadores, são criadas metas específicas em cada município para realizar as ações”, explicou.
O Programa Cidades Sustentáveis foi um compromisso assumido pelo prefeito Beto na sua campanha. No último dia 20 de julho, foi realizada uma reunião em Foz do Iguaçu, onde, na ocasião, foi assinado o termo de compromisso para Toledo aderir ao Programa. Os coordenadores que tomarão frente do Programa em Toledo são a secretária da Secretaria de Política para Mulheres (SPM), Maria Cecília Ferreira, e o Assessor para Captação de Recursos e Relações Institucionais (ACRI), Luiz Carlos Balcewicz. “Vamos definir o cronograma de trabalho e estruturar as metas, para trabalhar os eixos e plataformas do Programa”, ressaltou Maria Cecília.
O prefeito Beto Lunitti afirmou que o Programa será um grande desafio para ser trabalhado em conjunto. “Vamos quebrar os paradigmas. Todas as secretarias devem participar, dando sua contribuição para a realização do Programa. As ferramentas de trabalho caminham junto com o nosso Plano Diretor e nossas politicas de ações, por isso acreditamos no sucesso”. Beto ainda acredita que a ação de indicadores é fundamental para que os órgãos públicos possam aplicar as boas práticas. “Trabalhos como esse vem ao encontro ao apelo social que diz respeito à sustentação e a sobrevivência do ser humano”, salientou.
O superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz, esteve acompanhando a comitiva e comentou a participação dos municípios da região. “A região Oeste do Paraná é a quem mais tem municípios que aderiram ao Cidades Sustentáveis. Quase todos os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) já fazem parte, tendo o apoio da Itaipu através das ações realizadas pelo Programa Cultivando Água Boa, que também busca a sustentabilidade territorial”. Ele lembra que Toledo, como um grande município, pode servir de exemplo para os vizinhos. “O Programa só vai reforçar as importantes ações que já acontecem em Toledo, fortalecendo ainda mais a política de sustentabilidade".
Da Assessoria