Vista da única cela feminina
A inspeção de rotina nas delegacias integra uma das exigências do Conselho Nacional do Ministério Público e visa constatar eventuais problemas e irregularidades no setor. Além da inspeção, os Promotores também requisitaram a presença de seis Policiais Militares para a realização de um ‘pente fino’ no interior da carceragem. A operação envolveu outros sete Policiais Civis, ante as notícias de que havia drogas e aparelhos celulares escondidos no local. Durante a operação foram confirmadas as denúncias, sendo localizados no interior da carceragem 17 aparelhos celulares, 23 carregadores de celulares, 7 pendrives, 12 estoques, 3 cartões de memória para celular, 10 rádios com carregador de celular, um livro-caixa, 12 baterias de celulares, 80 gramas de maconha e 2,7 gramas de haxixe. Durante a inspeção também foi constatado que a carceragem encontra-se superlotada, com 190 detentos, sendo 167 homens e 23 mulheres, inclusive duas grávidas.
O levantamento da situação constatou que 22 presos estão isolados nas chamadas ‘celas do seguro’ por medida de proteção, e outros 11 também estão isolados numa terceira sala por questões de segurança.
Devido a superlotação da cadeia, tanto o Delegado-Chefe quanto os Promotores concluíram que não há outra saída senão a construção de um novo presídio na região. Após a emissão do relatório final da inspeção, os Promotores irão sugerir estudos à Secretaria de Justiça para a implantação de mais um presídio na região micro-oeste devido ao elevado número de detentos nas cadeias de todas as Comarcas abrangidas pela 20ª. SDP de Toledo. Na próxima semana os Promotores de Justiça irão formatar o relatório final da inspeção, onde foram vistoriados mais de 50 itens da Delegacia e carceragem, onde serão adotadas as medidas de praxe para correção das irregularidades encontradas.
Da Assessoria
GERAL
Após inspeção na delegacia de Toledo, promotores defendem a construção de um novo presídio na região
Na tarde de ontem, os Promotores de Justiça Ildemar Moreira da Cruz, Giovani Ferri, Andreia Cristina Bagatin, além de três Assessores da Promotoria, realizaram uma inspeção nas dependências da Delegacia de Toledo, bem como na carceragem. O objetivo foi constatar a situação estrutural da cadeia, suas condições de funcionamento e, sobretudo, a situação dos detentos. Na ocasião, os Promotores foram recebidos pelo novo Delegado-Chefe Donizete Botelho, que acompanhou pessoalmente a inspeção e colocou todos os funcionários do setor à disposição dos Promotores.
Mais lidas
- 1Sicredi Progresso PR/SP promove evento para educadores com tema ‘inclusão’
- 2Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025
- 3Toledo sedia IV Seminário Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas
- 4Instituto BRF e Embaixada Solidária oficializam parceria em programa de segurança alimentar e dignidade humana com foco em migrantes e refugiados
- 5Este eco que a mão sustenta
Últimas notícias
- 161 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres
- 2Conferência de Políticas para as Mulheres elenca prioridades do Paraná para discussão nacional
- 3Onça parda é resgatada e devolvida à fauna em segurança
- 4Agosto Dourado: doação de leite materno é essencial para os bebês prematuros internados na Hoesp
- 5Sine em Movimento levará 600 vagas de emprego para o Jardim Coopagro nesta sexta