O Festival de Inverno (Festin) já é considerado patrimônio artístico e cultural do município de Toledo por sua tradição. Em sua 38ª edição, e contando neste ano com o apoio da Itaipu Binacional, o festival já realizou a etapa de artes musicais (5 a 21 de julho) e, na próxima segunda-feira (19), inicia a etapa de artes cênicas, que segue até o domingo (25).
Um dos objetivos da Etapa Teatro é difundir os grupos teatrais da Região da BP3 (Bacia do Paraná III) compostos por 29 municípios. O evento também destaca e divulga os novos talentos regionais, promove intercâmbio de artistas e o público. Através da educação da Arte esta etapa busca o reconhecimento de artes cênicas como oportunidade de transformação individual, cultural e social, além da fomentação de plateias para os espetáculos e o incentivo de novos grupos.
Segundo a diretora de Cultura, Cristina Rocha, o objetivo da etapa e do festival, como um todo, é fomentar a cultura. “Não haverá concorrência na Etapa do Teatro, pois a etapa tem caráter de mostra. Queremos por meio do evento, fomentar ainda mais a cultura em Toledo e incentivar a população a frequentar os eventos culturais do município”. Os grupos selecionados de Toledo receberão auxílio de R$ 300,00 e os de outros municípios R$ 500,00.
Programação
Para o espetáculo de abertura do evento que será na segunda-feira (19), às 20h o Grupo de Teatro Lala Schneider, apresentará o espetáculo “A Vitória dos Fanáticos”, com a temática da Guerra do Contestado. O grupo conta com 18 atores financiados pelo programa Conta Cultura. Para a terça-feira (20) será apresentado o espetáculo ‘Coisas que não mudam’, dividido em três esquetes apresentados de forma bem humorada pelas atrizes Ariana Previatti e Maria Cristina de Castro Pereira do Grupo Put’s de Teatro. O espetáculo acontecerá intercalado a outras apresentações.
Na quarta-feira (21), nos períodos matutino e vespertino será apresentada a peça ‘Feijoada’. Para a quinta-feira (22) estão programados dois espetáculos. O primeiro será o ‘Contos e Desencantos’, que leva uma mensagem sobre os cuidados com o meio ambiente envolvendo diversos personagens infantis como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Bela Adormecida entre outros. A peça é do grupo Os Amadores Cia de Teatro. Após, acontece o espetáculo “A Família do Zé”. Uma peça surpreendente e bem humorada, que conta a história de uma família nada convencional e maluca, vivendo situações para lá de inusitadas.
Já na sexta-feira (22) é a vez da peça ‘A Bela e a Fera’ envolver a plateia no Teatro Municipal. No sábado (23) apresentam-se Oswaldir e Carlos Magrão, com show nativista de cultura gaúcha. O encerramento será no domingo (25), também às 20h, com o espetáculo de Dança-Teatro ‘Nine’. A montagem da ‘Gicelle Jan Centro de Dança’ é baseado no vibrante e provocante filme musical Nine.
Da Assessoria - Toledo