Um dos enfermeiros capacitados, Itamar Weiwanko, lembra que toda e qualquer captação de órgãos, seja ele qual for, segue para um banco nacional com transplantes conforme a fila de espera. Para se ter ideia, somente no Paraná aguardam pelo globo ocular mais de 400 mil pacientes. “O maior problema é a sensibilização das famílias para as doações de qualquer tipo de órgão, o maior receio continua sendo de como as pessoas ficarão após a captação, mas é feita uma reconstituição”, assegura.
Para que a doação de fato ocorra, é preciso que familiares próximos à pessoa que perdeu a vida autorizem e é pensando nesta sensibilização que em poucos dias, ainda cm data a ser definida, será realizado em Toledo um encontro voltado à comunidade, focado neste tema. Informações como procedimentos, esclarecimentos técnicos e da conduta ética dos profissionais no momento da captação.
Acompanhe a matéria completa em vídeo sobre a capacitação à captação e sobre transplantes em poucos minutos na Casa de Noticias.
Texto e entrevista Juliet Manfrin
Imagens Selma Becker
GERAL
TRANSPLANTES: Toledo tem equipe capacitada para captação de globo ocular
Dois enfermeiros do Hoesp Bom Jesus de Toledo foram capacitados recentemente, junto com outros 50 profissionais do estado, para fazer a captação do globo ocular para direcionamento a transplantes. A primeira coleta feita por eles ocorreu há poucos dias e a partir de agora, sempre que houver um doador na região de Toledo, o serviço pode ser feito no município garantindo mais rapidez e segurança para que os órgãos não se percam.
Mais lidas
- 1Estado distribui cartilha sobre racismo para as escolas e incentiva autodeclaração
- 2Mecânico de Toledo está entre os competidores de reality show da Massey Ferguson
- 3Ligação de 40 km entre Toledo e Assis Chateaubriand será modernizada com concreto
- 4Toledo recebe programa gratuito para empreendedores da cozinha
- 5Avenida Maripá é interditada para remoção de árvore em rede de alta tensão
Últimas notícias
- 1Seminário em Toledo discute ODS e Agenda 2030 como ferramentas de transformação local
- 2Caged: Toledo mantém bons resultados em agosto e segue líder estadual
- 3Saúde promove blitz educativa sobre prevenção ao suicídio e violência contra a mulher
- 4Boletim do Deral prevê recorde de 46,3 milhões de toneladas na safra de grãos 24/25
- 5Nova frente fria traz chuvas para o Paraná e risco de temporais na faixa Oeste, prevê Simepar