Nesta quarta-feira (14), os membros da Comissão Especial de Avaliação (CEA), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), ministraram capacitação para os professores que farão avaliação de cursos de graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo, presencial e a distância) ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do Sistema Estadual de Educação.
Após esta etapa presencial haverá três módulos à distância. A avaliação dos cursos é feita a cada 5 anos, com visitas da comissão de avaliação, que ocorrem também na implantação, no reconhecimento e na renovação de reconhecimento de cursos.
“Esta capacitação é importante para termos um instrumento de avaliação novo que pretende fornecer uma radiografia de nossos cursos. Para isso precisamos de professores qualificados, com titulação acadêmica e experiência de trabalho para atuarem na aplicação deste instrumento nos cursos”, informa Mario Cândido de Athayde Júnior, presidente da CEA e coordenador do Ensino Superior da Seti.
O instrumento de avaliação foi criado com base no modelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ampliando o nível de detalhamento, explica Athayde Júnior, salientando que no curso “o instrumento é discutido, mostrado e exercitado, com os professores conhecendo, em detalhes, os indicadores quantitativos e qualitativos do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura do curso”.
Com isto, pode se obter uma radiografia detalhada da oferta de cursos, qualidade em termos de projeto pedagógico, qualificação do corpo docente e infraestrutura. “É instrumento de gestão acadêmica e administrativa que está em fase inicial de implantação, por isto a qualificação de quem vai atuar no processo”, explica Athayde Júnior.
Além do professor Mario Cândido, também atuaram como ministrantes os professores Amauri Bássoli de Oliveira, da Universidade Estadual de Maringá e Carlos Eduardo Bittencourt Stange, da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Da Assessoria