O programa Toopedalando, lançado em 2011 pela prefeitura de Toledo, tinha como principal objetivo melhorar a mobilidade urbana, por meio do incentivo ao uso da bicicleta. Porém, dois anos após o início, o programa vinha apresentando diversas deficiências. A necessidade de uma reformulação levou a decisão da atual administração por não renovar o contrato com a empresa contratada. O objetivo é reformular o programa, com a participação popular, e então reiniciá-lo aproveitando toda infraestrutura do município para prática e os benefícios que a utilização do meio de locomoção oferece aos usuários.
Na última semana, o Departamento de Trânsito e Rodoviário da Prefeitura de Toledo entrou em contato com a empresa detentora das estações e responsável pelo sistema e tecnologia para o fornecimento de dados e informou a decisão. O município gastava cerca de R$ 13 mil mensais em aluguel das estações, sem contar os gastos com a manutenção, realizadas pelo município e a logística da Guarda Municipal. No mês passado foram apenas 50 retiradas realizadas. Os números indicam a insuficiência do programa. Com base nisso a administração optou pela não renovação do contrato, vencido no dia 02 deste mês.
A partir da reformulação, o Toopedalando deverá ser disponibilizado novamente a população. Enquanto isso, as bicicletas do programa deverão ser colocas em parques para o uso da população durante os fins de semana.
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos, além do número pequeno de usuários, havia muitas reclamações por parte deles quanto às bicicletas. “As pessoas reclamavam muito sobre o peso das bicicletas e a dificuldade em utilizar o cartão. Além disso, o numero de utilização do programa é muito baixo”. Paulo explicou ainda, que de acordo com os horários mais frequentes de retirada, as bicicletas eram utilizadas para o lazer, não cumprindo com seu objetivo de melhorar a mobilidade urbana.
Proposta
O secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos, informou que o Departamento de Informática do município trabalhará na possibilidade de criação de uma tecnologia própria, para que não seja necessário a gasto mensal com uma contratada. Entre as sugestões já colhidas que deverão ser analisadas está o aprimoramento das bicicletas, para que ofereça maior conforto, a utilização do programa voltado ao lazer, como já vinha sendo observado e a simplificação do empréstimo. Outra ação que deverá ser realizada após a reformulação, será uma campanha educativa, para mudança cultural que incentive a utilização das bicicletas
GERAL
Devido deficiências anteriores, Programa Toopedalando passará por reformulação
A proposta agora é promover encontros com as comunidades para debater o programa.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Cesta básica de Toledo registra quarta queda consecutiva, mas ainda acumula alta no ano
- 2Valor 1000 reconhece o Sicredi entre as 100 maiores instituições financeiras do país
- 3Funtec discute atualização da lei de regulamentação em reunião extraordinária
- 4Toledo define cronograma de atividades da Semana Nacional de Trânsito 2025
- 5A sutil política da inércia