Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) foram alguns dos serviços ofertados ao público-alvo: Eles, os homens de Toledo. No mês azul, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maracanã – pelo segundo ano - oferta atendimentos especiais à população com foco na prevenção e saúde do homem no Terminal Rodoviário da Vila Pioneiro. A ação faz parte do ‘Projeto Dant´s (Doenças e Agravos Não Transmissíveis).
A médica da UBS, Maria Leda, explica que a ação visa ampliar a procura dos homens por serviços de saúde preventivos. “Com ações como está conseguimos oferecer atendimentos rápidos, preventivos e de orientação que muitas vezes a população não tem acesso por falta de tempo e atenção com relação à saúde preventiva”.
Outro fator destacado por ela é a baixa procura dos homens por atendimento. A médica afirma que muitos deles são levados a Unidade por suas esposas. “É preciso estimular para que os homens cuidem de sua saúde. A maioria apresenta alterações na pressão arterial e diabetes, além de dores na coluna. Assim, a equipe trazendo o seu trabalho para um lugar visível dos homens auxilia na procura pelo atendimento na UBS”. A profissional acredita que muitos homens ainda tem receio de como será a consulta na Unidade.
O profissional, Orlando Evangelista de Santana, de 35 anos, precisa manter uma alimenta balanceada e iniciar uma atividade física. Ele está pesando 104 quilos e o ideal seria até 80. “Eu sei o caminho para cuidar da minha saúde. Agora, preciso colocar em prática”.
A técnica em enfermagem da UBS do Jardim Maracanã, Renilda Simão de Oliveira, comenta que o IMC do Orlando está acima do tolerável. “É recomendável que ele faça uma atividade física e tenha uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e diminua os carboidratos”.
Parcerias
O trabalho conjunto com outras entidades e instituições é importante na conscientização, quanto à saúde preventiva da população, conforme destaca o secretário de Saúde, Edson Simionato. “Estamos negociando outras parcerias, pois é fundamental estes apoios e a formação realmente de uma força tarefa em prol da saúde da população”. Simionato afirma que a prevenção é uma importante estratégia para as melhorias necessárias na saúde do município. “Assim como a ampliação do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), ações como essa visam uma mudança cultural que incentive a população a manter sempre os cuidados com a saúde e procurar o médico não só quando estiverem doentes”.
Com informações da Assessoria