1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Pais participam de palestra em escola

Cerca de 200 pais da escola André Zênere, no Jardim Europa, participaram de uma palestra sobre a importância da família na escola, proferida pela ex-secretária municipal de Educação, professora Ermínia Machiavelli. A palestra faz parte de um trabalho de orientação e incentivo à participação dos pais, desenvolvido pela escola há vários anos.

03/03/2011 - 14:53


“Sabemos da importância da participação dos pais na educação dos filhos, somando-se ao trabalho da escola, por isso realizamos estas e outras iniciativas”, explica a diretora, Maria Eva Tizziani. Além das palestras são realizadas oficinas, estimulando a participação dos pais na escola e a integração entre estudantes, professores e comunidade escolar.

“Foi um trabalho excelente, com uma participação muito expressiva dos pais, tanto no número de participantes como nos questionamentos e sugestões”, avalia Ermínia Machiavelli, que há três anos é parceira da escola, realizando atividades com os pais. Segundo ela, os resultados na educação dos filhos são muito melhores, quando a família participa, auxiliando a criança na tarefa de casa, estimulando o estudo, interessando-se pelas atividades dos filhos. Às vezes, pequenas coisas são muito importantes e trazem resultados muito expressivos, diz ela, recomendando alguns minutos de atenção efetiva diária às crianças. Ela recomenda também, no relacionamento entre pais e filhos, que os pais estejam atentos às reclamações das crianças. “Muitas vezes o choro, uma birra, não são sinônimo de manha. A criança quer chamar a atenção dos pais para alguma dificuldade que está tendo e estes devem estar atentos e corresponder a esta expectativa”, ensina ela.

Para a educadora, é preciso que os pais estejam sempre atentos, dêem a atenção que a criança precisa e merece – e isso não significa permanência em tempo integral ao lado da criança – e sirvam de exemplo. “As crianças observam o comportamento dos pais, o tratamento entre as pessoas, os cuidados, a forma de falar, o consumo de bebidas, entre outras questões, que eles reproduzem posteriormente”, explica, ressaltando que a formação começa na base para evitar problemas futuros mais graves.

Uma das maiores preocupações hoje, com o consumo de drogas entre os jovens, deve ser prevenido desde a infância com orientações, com exemplo e evitando coisas que para muitos parecem sem importância. “Deixar uma criança molhar o dedo e por na boca para experimentar uma bebida alcoólica tem problema sim, e muito”, orienta ela. Pesquisas científicas indicam que 80 por cento dos jovens já experimentaram drogas lícitas, como o álcool, e destes, 20 por cento são viciados.

Na educação, acrescenta a professora, é fundamental a participação dos pais para maior sucesso da criança na escola. A família e a escola devem trabalhar juntas para ter resultados mais positivos. A palestra para os pais da escola André Zênere foi realizada no dia 15 de fevereiro, no período da noite.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29