O presidente do Clube de Rugby de Toledo, Pieter Van Wyk, lembra que em 2009 trouxe da África do Sul, seu país de origem, dez bolas do esporte. “Não sabia os frutos que elas poderiam produzir, mas faziam parte da minha cultura. Logo tínhamos alguns praticantes, depois passamos aos treinos no Green Hall e após veio a formação do clube”. Pieter salienta que estas bolas foram como sementes e hoje o rugby está em escolas municipais, nas universidades toledanas e uma equipe disputando competições oficiais no estado. “Meu desejo é que estas sementes produzam bons frutos, pois no rugby é preciso lutar para conquistar os espaços e avançar, buscando os companheiros para nos apoiar na busca pela vitória. Assim é este esporte, assim é nossa vida”.
Pieter ainda agradeceu a Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Ouro e Prata, na pessoa do seu presidente, Niulton Pegoraro, ao presidente da Associação de Moradores do Jardim Porto Alegre, Antonio Jaime Locatelli, aos membros do Clube de Rugby de Toledo e a administração municipal pelo apoio ao rugby.
Presente no evento, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, salientou que oferecer uma casa para o rugby toledano era um compromisso e que mais melhorias virão. “Vamos reorganizar os vestiários e preparar este espaço para os treinamentos e competições oficiais. Já está prevista a iluminação para que os treinos possam acontecer também durante a semana, no período noturno. Faremos o que está ao nosso alcance para dar todo o conforto aos desportistas”. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Remonti, frisou que a comunidade do Jardim Porto Alegre está feliz com a instalação da modalidade no bairro. “Vocês usarão este espaço para os treinamentos, os jovens terão mais uma oportunidade para a prática esportiva. Sou morador e irei, com certeza, acompanhar todas as disputas que vierem acontecer aqui neste lugar”, salientou.
Já o prefeito em exercício, Adelar ‘Pelanka’ Holsbach, afirmou que alguns dirigentes esportivos são incansáveis na luta para o desenvolvimento do desporto no município. “Uma dessas valorosas lideranças é o Pieter, que não desistiu do sonho de ver o esporte tradicional em seu país natal sendo praticado em Toledo. Além disso, a disseminação da modalidade nas escolas e outras entidades demonstram que teremos um futuro promissor neste esporte”. Ao final, o prefeito em exercício participou de um ato simbólico, dando pontapé inicial das atividades com uma bola que foi assinada pelas autoridades presentes na cerimônia.
Da Assessoria - Toledo