Nesta segunda-feira (19) inicia a Etapa Teatro. Espetáculos infantis e adultos fazem parte da programação que segue até este domingo (25), no Teatro Municipal. Os convites podem ser retirados – antecipadamente – na Casa da Cultura e não possuem custos.
A secretária de cultura, Geni Fabris, explica que a Etapa tem como objetivo divulgar os trabalhos dos artistas dos Municípios que compõem a Bacia do Paraná III. Ela acrescenta que Secretaria de Cultura pretende promover outros eventos com estes grupos. “Promover o Festival de Teatro é sempre um desafio, porque é possível realizá-lo em diferentes formatações, seja competição, melhor espetáculo, ator, atriz ou direção”. Nesta edição, o Festival tem caráter de Mostra. “O Festin é o meio de divulgar a cultura e também promover a troca de informações entre os artistas e o público”.
Para a secretária da cultura, a formação de plateia faz parte de uma política pública cultural. Geni salienta que investir no futuro das crianças e dos adolescentes é envolvê-los na cultura. “São eles o nosso público do amanhã. O amanhã que não demora a chegar. Se plantarmos a semente do amor ao teatro e a cultura na criança, com certeza ela será o nosso público quando adulto”. A cultura ainda é um meio de envolver o jovem em alguma atividade e, consequentemente, o tirando da ociosidade.
A secretária de cultura, Geni Fabris, comenta que a arte da linguagem teatral passa – em diversos períodos de sua história – momentos delicados tanto no Brasil como em outros países. “Os grupos teatrais enfrentam dificuldades financeiras, falta de tempo para compor a peça, entre outros fatores”.
A plateia também é fundamental para o artista, pois é por meio dela que ele vê o reconhecimento de seu trabalho. Em Toledo, a situação da Cultura começa a ter novos rumos. Segundo Geni, o Fundo Municipal de Cultura – já criado em Lei – será regulamentado neste semestre e irá auxiliar nas ações a serem desenvolvidas no próximo ano.
A secretária acrescenta que outra pauta que faz parte do Plano de Governo desta administração é a criação Fundação Municipal de Cultura. “A Fundação vai viabilizar a doação, a captação e, principalmente, a maior facilidade de gestão, seja administrativa ou financeira. Os estudos para a criação da Fundação iniciam em 2014. O assunto precisa ser discutido com a comunidade, o Conselho Municipal de Política Cultural, os artistas, os grupos e demais interessados”.