Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Paraná registra queda nos casos de gripe

O auge das ocorrências no Estado foi registrado na semana de 30 de junho a 6 de julho. A partir desta data, os números apresentam uma tendência de queda nas regiões.

19/08/2013 - 21:04


De janeiro até esta segunda-feira (19) já foram confirmados 1.315 casos de gripe no Paraná, sendo que a maior parte foi causada pelos vírus Influenza B (583) e Influenza A H1N1 (554). Somente na última semana foram 35 casos novos da doença contra 71 de sete semanas atrás. Até agora já foram confirmadas 53 mortes pela doença neste ano. 
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a queda é reflexo da sazonalidade do vírus, ou seja, há períodos onde a circulação do Influenza é mais acentuada. “Apesar de o vírus da gripe circular durante todo o ano, é comum que aumente o número de casos no inverno. Isso se deve, principalmente, aos ambientes fechados e ao grau de suscetibilidade das pessoas”, destaca. 
Um dos motivos que também influenciaram nesta redução é a adoção de hábitos saudáveis que previnem a gripe. “Divulgamos o boletim da gripe semanalmente para mostrar que ela é uma doença séria e que pode matar. Isto serve de alerta para que as pessoas se lembrem das medidas de prevenção durante o dia-a-dia”, explica. No ano passado, o auge de notificações da gripe foi durante a semana entre os dias 24 a 30 de junho. Assim como neste ano, o número de casos também começou a cair a partir de meados de agosto. 
Este comportamento do vírus da gripe pode ser acompanhado graças ao moderno sistema de monitoramento implantado no Paraná. O trabalho é realizado no Laboratório Central do Estado e utiliza metodologia desenvolvida no Center for Disease Control and Prevention (CDC de Atlanta - EUA). O órgão governamental norte-americano é referência na área de pesquisas e outras ações em saúde pública. 
Além de evitar a ocorrência de casos, a Secretaria da Saúde também trabalha para diminuir o número de mortes por gripe no Paraná. 
O último óbito por gripe foi registrado no município da Lapa, região de Metropolitana de Curitiba. O paciente tinha quatro meses de idade e morreu no dia 11 de agosto. 

TRATAMENTO – Para evitar novas mortes, a principal orientação dos médicos é o diagnóstico e tratamento precoce de todos os casos. Segundo a médica e coordenadora do CIEVS-PR, Mirian Woiski, a pessoa deve se dirigir a uma unidade básica de saúde assim que manifestar qualquer sintoma de gripe, sobretudo quando já tiver falta de ar. 
“Em caso de suspeita de síndrome gripal, o médico deve receitar o medicamento antiviral imediatamente. Se possível num período máximo de 48 horas após o início dos sintomas”, ressalta Mirian. Estudos mostram que o medicamento (Oseltamivir) é mais eficaz se aplicado nesta fase de evolução da doença e ainda evita o agravamento do quadro clínico do paciente. 
Neste ano, o Paraná tem 328 mil tratamentos para gripe. Até agora, 282 mil medicamentos já foram encaminhados aos 399 municípios do Estado e estão à disposição da população. O restante está no estoque de reserva no Centro de Medicamentos do Paraná. 
O Oseltamivir é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, mesmo para quem se consultou na rede particular. Para retirar o medicamento, basta o paciente apresentar uma receita médica válida em uma unidade básica de saúde ou centro de referência para tratamento de síndromes gripais.

Da AE Notícias

Anuncio gene 2