Nesta sexta-feira (23), em Maringá, acontece a primeira audiência pública sobre a nova norma que regulará o setor de salões de beleza, barbearias e/ou serviços de depilação (exceto laser).
Além de Maringá, as cidades de Cascavel (29/08), Foz do Iguaçu (30/08), Londrina (13/09), Curitiba (16/09) e Pinhais (23/09) também receberão os eventos. Para o coordenador do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, as audiências serão a oportunidade de reunir os maiores interessados pelas novas exigências que deverão ser cumpridas.
‘Queremos criar uma norma que realmente possa ser aplicada e por isso queremos a opinião de todos os envolvidos neste processo. O objetivo é dar mais segurança ao cliente e ao profissional que trabalham nesses estabelecimentos”, destaca Santana.
Uma das mudanças previstas na proposta de resolução é a obrigatoriedade do uso de autoclave no processo de esterilização de materiais (pinças, alicates, navalhas). Neste caso, ficaria proibida a esterilização por estufas e panelas de pressão.
Pela nova resolução também seria obrigatória a vacinação dos trabalhadores deste setor contra a hepatite B e tétano. Durante as audiências públicas, o tema será tratado por profissionais de saúde para sensibilizar a imunização desse grupo prioritário.
CONSULTA
As contribuições para a consulta pública devem ser encaminhadas por escrito, em formulário próprio (modelo anexo), para o seguinte endereço: Secretaria de Estado da Saúde /Centro Estadual de Vigilância Sanitária - Rua Piquiri, nº 170 – Bairro Rebouças, CEP: 80.230-140, Curitiba – PR, ou para o Fax: (41) 3330-4535 ou, ainda, por e-mail: salaodebeleza@sesa.pr.gov.br
As contribuições recebidas fora do padrão (formulário) ou fora do prazo não serão consideradas para efeitos de consolidação do texto final do regulamento.
Da AE Notícias