Os funcionários faziam oito horas diárias e agora passarão a atender em períodos de seis horas ininterruptos,divididos em duas equipes, das 7h às 13h e das 12h às 18h.
A diretora de Vigilância Sanitária, Clarice Terezinha Escher, informou que a alteração do horário também auxiliará nos trabalhos desenvolvidos pela unidade de saúde. “Dessa forma é esperado que sejam realizados mais atendimentos à população, com uma melhor qualidade”. Clarice ressaltou que as equipes poderão interagir entre as 12h e às 13h. “Será o momento para a troca de informações entre as duas turmas dos diferentes horários”, comentou.
A Vigilância Sanitária possui diversos departamentos de atuação. Entre eles, o de Saneamento, de Alimentos, de Produtos e Serviços, Ambiental e o de Saúde do Trabalhador.
Luta histórica
A mudança no horário de trabalho dos servidores municipais do Departamento de Vigilância Sanitária era uma demanda que já se arrastava a mais de uma década, a partir do decreto número 01, de 1º de janeiro de 1997, que determinou que todo o quadro funcional da prefeitura desempenhasse suas funções numa jornada de 40 horas semanais. Após essa data, em 27 de abril de 1999, houve uma alteração na Lei nº 1821, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Vencimentos para os servidores públicos municipais de Toledo que, no Artigo 4º, dizia ser de seis horas diárias, em turno ininterrupto, e de trinta horas semanais, o regime de trabalho do quadro funcional em unidades de saúde do município. Entretanto, o Departamento de Vigilância Sanitária não foi incluído neste documento.
Da Assessoria - Toledo