A responsável pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Marli Gonçalves Costa, afirmou que a principal meta é ter um local adequado para abrigar os atletas. “Não temos estruturas públicas ou espaços centralizados para estes esportes. Um caso bastante evidente é o bolão e a bocha, que dependemos da parceria com clubes para receber campeonatos”. Marli ainda frisou que mais encontros irão acontecer para aprofundar as tratativas e buscar recursos para a construção a edificação.
A preocupação em melhorar a estrutura se deu pelo crescimento das modalidades que envolvem as artes marciais e com isso o aumento do número de praticantes. “São vários atletas nas academias em Toledo que tem conseguido excelentes resultados em competições de diversos níveis, até internacional, e precisamos de um centro de referência”, salientou o diretor de Estrutura e Base da SMEL Franz Menegasso. Além disso Franz destacou a possibilidade de agregar, nesta nova praça esportiva, também o bolão e a bocha, modalidades tradicionais no município.
Presente no evento, o vice-prefeito Adelar Pelanka frisou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento do esporte. “A Marli (Gonçalves Costa) tem a total confiança e apoio da prefeitura para fortalecer o esporte de base e, consequentemente, o rendimento. Esperamos aprofundar estes debates e termos um ambiente propício para a prática do bolão, da bocha, do MMA e outros esportes que serão atendidos com este espaço”, comentou.
Os secretários de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, e de Planejamento Estratégico, Jadyr Cláudio Donin, participaram do encontro e afirmaram que agora se inicia um processo de planejamento orçamentário e arquitetônico. “Vamos discutir com os responsáveis de cada esporte as necessidades e a partir desta conversa construirmos um projeto que atenda, de forma satisfatória, todos os esportistas”, explicou Igor.
Também participaram do encontro os técnicos desportivos da SMEL Jackson Longen, do karate, e José Caracuel Gimenez Júnior, do judô, os professores de artes marciais, Deusdete Gomes, e do MMA e artes marciais, Rodolfo Garcia, do presidente da Associação de Bolão de Toledo, e técnico da seleção toledana de bolão em competições oficiais, Wilson Vicente Wolfart, e dos representantes da Associação de Bocha de Toledo, Rogério Dorigon e Olívio Oldoni.
Da Assessoria - Toledo