1144x150 %284%29

GERAL

Atleta do Futuro vai desenvolver projeto de combate à dengue

O Serviço Social da Indústria (SESI) através do projeto “Nós Podemos Paraná, oito jeitos de mudar o mundo”, vai desenvolver um trabalho com as crianças e jovens que participam do projeto Atleta do Futuro em Toledo de conscientização sobre os riscos e como prevenir a dengue.

04/03/2011 - 15:53


O trabalho deverá ser desenvolvido nos meses de março e abril, aproveitando o período de maior incidência pelo calor e chuvas freqüentes, e vai envolver no município cerca de 2 mil integrantes do projeto Atleta do Futuro, além de funcionários do Sesi, agentes de endemias e de saúde, entre outros. Na sexta-feira, 4, nas dependências do Sesi, a gestora do projeto Atleta do Futuro em Toledo, Nádia Fuchs, explicou ao coordenador do programa de combate a endemias em Toledo, Selídio Schmidt, e à diretora do Departamento de Enfermagem, Raquel Tanzawa, a proposta inicial do trabalho.
“Queremos fazer um trabalho amplo em Toledo e entre os 8 jeitos escolhemos o item 7, que propõe o combate a AIDS, malária e outras doenças. Em Toledo, vamos trabalhar o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue”, explica Nádia. Segundo ela, a proposta ainda está sendo formatada, mas a primeira ação já está definida. Aproveitando um encontro de formação dos professores, será realizada uma capacitação, no sábado, 12 de março. Na pauta da reunião será incluída uma capacitação para os professores, para que eles tenham condições de trabalhar com as crianças do projeto.
O trabalho deverá envolver ainda a conscientização das crianças sobre a necessidade de manter o quintal de sua casa e dos vizinhos limpos e uma ação conjunta, com orientações nos bairros. “O projeto conta com atividades em praticamente todos os bairros da cidade. Através do projeto poderemos envolver praticamente toda a cidade”, avalia ela, acrescentando que o Atleta do Futuro tem uma preocupação que vai além da formação esportiva.
Através do esporte são repassadas às crianças e jovens outros conceitos de cidadania, como este trabalho que está sendo proposto agora de conscientização da população para os riscos da dengue. “É uma informação que a criança vai receber e que serve para toda a vida”, destaca ela. A gestora do projeto frisa também que esta não será uma ação pontual, mas deverá estender-se com a responsabilização das crianças e jovens pela manutenção dos quintais de suas casas limpos e fiscalização das residências dos vizinhos e amigos.
O coordenador do programa de endemias do município também destacou a importância deste trabalho, pelo grande número de envolvidos e pela formação que proporciona às crianças. Segundo ele, os resultados são muito mais efetivos entre as crianças, do entre os adultos. “As crianças aprendem e cobram dos mais velhos”, acrescenta.
Novas reuniões serão realizadas nos próximos dias para discutir detalhes do trabalho que será feito em Toledo. Em Terra Roxa e Ouro Verde do Oeste, que também conta com escolinhas do projeto Atleta do Futuro, o tema a ser trabalhado será a redução da mortalidade infantil. Para os dois municípios, a prefeitura de Toledo também deverá servir de exemplo. O índice de mortalidade infantil em Toledo é de 6,2 por mil nascidos vivos, considerado de primeiro mundo.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29