Img 3650

GERAL

Colégio Esperança Favaretto Covatti adere ao ensino médio por blocos

O Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti passou a ofertar, neste ano, o Ensino Médio por blocos. O Colégio é o 13º da Regional a aderir a modalidade, que se apresenta como uma opção para combater a evasão e a repetência. Ontem (04), a equipe do Núcleo Regional de Educação de Toledo esteve na instituição de ensino, orientando professores, direção, equipe pedagógica e funcionários, sobre o funcionamento da modalidade.

05/03/2011 - 05:53


"Em um primeiro momento fizemos uma fala geral sobre o Ensino Médio por blocos, destacando a importância do trabalho pedagógico diferenciado e a legislação que o regulamenta”, explicou a Coordenadora da Equipe Pedagógica, Rosana do Rosário Ossucci, “Já num segundo momento, cada técnico da equipe conversou com os professores da sua disciplina, trocando experiências e tirando dúvidas, enquanto os funcionários que trabalham na secretaria, a direção e os pedagogos foram orientados sobre questões como o registro de notas, as transferências e orientações pedagógicas”.
Adesão
A pedagoga do Colégio Covatti, Mônica Maria Rodrigues, afirma que a adesão se deu em virtude das altas taxas de desistência, principalmente no período noturno. “Percebemos nos anos anteriores que a maior parte das desistências acontecia no segundo semestre, os alunos acabavam desistindo perto do final do ano. Temos alguns alunos que já desistiram várias vezes por causa do trabalho”, relatou Mônica. “Com o Ensino Médio por Blocos se houver qualquer tipo de desistência a partir do terceiro bimestre, ao menos eles já terão concluído um bloco e não perderão tudo o que já estudaram”, opina a pedagoga.
Aprovação
As aulas começaram a apenas um mês, mas Mônica afirma que já é possível perceber a diferença na relação entre alunos e professores. “Os professores também se concentram mais no colégio, porque pegam um número maior de aulas. Assim eles conhecem melhor os alunos, percebem se eles estão faltando demais, se estão com problemas”.
De acordo com a Coordenadora Rosana Ossucci, a aprovação da modalidade tem sido geral entre os colégios que aderiram. “A opinião das direções dos colégios é de que houve uma melhora significativa nos índices de aprovação e queda na evasão escolar. De forma geral, professores e alunos também estão gostando da proposta”, ela comenta.
Entenda o ensino médio por blocos de disciplinas semestrais
No ensino médio por blocos as disciplinas são divididas e ofertadas em dois blocos que funcionam concomitantemente. Os blocos são independentes e o aluno pode começar qualquer uma das séries do ensino médio pelo Bloco 1 ou pelo Bloco 2. Desta forma, se o aluno desiste no segundo semestre, cursando o Bloco 2, pode voltar no ano seguinte a cursar o mesmo bloco, sem ter que repetir as disciplinas já cursadas no Bloco 1.
O sistema não fere a LDB, pois aos estudantes ficam asseguradas às 800h de aula ou os 200 dias letivos, sendo que cada Bloco é composto por 100 dias letivos, o que garante que não há diminuição de carga-horária. Também não são alteradas as exigências de 75% de frequencia mínima do aluno e média final igual ou maior a 6,0 para aprovação.

 

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29